top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Receita Federal, PMMG, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros e IMA realizam da Operação Baco - Adegas do Crime em Varginha

  • gazetadevarginhasi
  • há 21 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Uma operação conjunta envolvendo diferentes órgãos de fiscalização foi realizada em Varginha e Elói Mendes com o objetivo de combater a produção e a comercialização irregular de bebidas alcoólicas. A ação ocorreu na noite de terça-feira, dia 11, e também na segunda-feira, dia 10, resultando na inspeção de oito estabelecimentos comerciais — seis localizados em Varginha e dois, sendo um em cada cidade mencionada.
Denominada Operação Baco: Adegas do Crime, a iniciativa tem como foco principal prevenir e coibir a fabricação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas em todo o território mineiro. Para isso, o trabalho é realizado de forma integrada entre diversas instituições estaduais e federais, cada uma com atribuições específicas no processo de fiscalização.
Durante as ações em Varginha, as equipes da Receita Federal concentraram seus esforços em estabelecimentos com suspeitas de sonegação fiscal e comercialização de produtos ilegais ou importados de forma irregular. No decorrer das vistorias, foram apreendidos carregadores de celular, cabos, fones de ouvido e quatro garrafas de licor com indícios de importação irregular.
A Vigilância Sanitária e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também desempenharam papéis importantes na operação, apreendendo garrafas de cachaça sem registro e bebidas fora do prazo de validade, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e a proteção à saúde pública. Já o Corpo de Bombeiros realizou inspeções técnicas nos estabelecimentos, identificando irregularidades estruturais e de segurança que precisarão ser corrigidas pelos responsáveis.
Ao intensificar a repressão ao contrabando e ao descaminho, a Receita Federal reforça sua missão institucional de administrar o sistema tributário e aduaneiro, atuando de forma direta para proteger a economia formal e promover o bem-estar social em todo o País.
A Operação Baco: Adegas do Crime é contínua e permanece em andamento em diversas regiões de Minas Gerais.
A ação é conduzida de forma integrada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Receita Federal (RFB), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Vigilância Sanitária, reforçando o compromisso conjunto dessas instituições com a legalidade, a segurança e a saúde da população.

Gazeta de Varginha

bottom of page