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Reduflação: como produtos menores prejudicam o bolso do consumidor

  • gazetadevarginhasi
  • 20 de out.
  • 1 min de leitura
Reduflação: como produtos menores prejudicam o bolso do consumidor
Divulgação
Reduflação: consumidores perdem poder de compra com produtos menores pelo mesmo preço.

O fenômeno conhecido como reduflação — quando fabricantes diminuem o tamanho ou quantidade de produtos mantendo o preço — continua afetando o poder de compra do consumidor. Exemplos comuns incluem:
  • Dúzia de ovos reduzida para 10 unidades;
  • Chocolate de 150 g agora com 120 g;
  • Molho de tomate de 400 g para 370 g;
  • Sabão em pó de 1 kg para 800 g.

Nem todos os fabricantes informam essas alterações de forma clara nos rótulos, como determina a Portaria 392/2021 do Ministério da Justiça, que exige aviso visível e legível por pelo menos seis meses após a modificação.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a redução de quantidade representa uma perda de 3,78% no poder de compra. Além de diminuir o tamanho, algumas empresas adotam redução de qualidade ou substituição de ingredientes, como no caso do leite condensado por composto lácteo ou bebidas que substituem café por aromatizantes.

Para evitar ser prejudicado, especialistas indicam 6 dicas contra a reduflação:
  1. Leia os rótulos: compare quantidades e ingredientes;
  2. Compare preços por unidade de medida: litro, quilo, gramas;
  3. Pesquise preços: em lojas diferentes e marcas concorrentes;
  4. Informe-se: conheça os produtos e seus direitos como consumidor;
  5. Faça cálculos: estime rendimento do produto e número de porções;
  6. Denuncie: acione o Procon ao encontrar informações enganosas.

A atenção do consumidor é essencial para evitar prejuízos e garantir compras conscientes, diante de um mercado que cada vez mais adota estratégias como a reduflação.
Fonte: Informaçoes Procon SC

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