top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Relatório da Polícia Federal Aponta Falhas da SSP/DF como Decisivas nos Atos de 8 de Janeiro

  • 29 de out. de 2024
  • 1 min de leitura
Relatório da Polícia Federal Aponta Falhas da SSP/DF como Decisivas nos Atos de 8 de Janeiro
Reprodução
A Polícia Federal concluiu que falhas críticas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) foram determinantes para os atos violentos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes. Esse resultado consta em um trecho do relatório final da Polícia Federal, encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e citado em um despacho do ministro Alexandre de Moraes. O documento foi remetido à Procuradoria-Geral da República, que deve emitir parecer no prazo de 15 dias.

Segundo o relatório, as falhas incluíram a ausência inesperada do então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Gustavo Torres, em um momento considerado de alta relevância, além da falta de ações coordenadas e da distribuição restrita de informações críticas contidas no Relatório de Inteligência nº 6/2023. Esses fatores contribuíram diretamente para a ineficiência das respostas das forças de segurança.

O relatório também destaca um despreparo geral por parte da segurança pública do Distrito Federal, apontando que a falta de articulação e a ausência de difusão de dados comprometeram a capacidade de antecipação e contenção dos atos violentos. Esse despreparo foi incapaz de evitar a escalada dos eventos que marcaram o dia 8 de janeiro de 2023.

Até o momento, o STF já condenou mais de 200 envolvidos nos eventos de janeiro. As acusações incluem crimes como associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
Fonte: Agência Brasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page