top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

SEE/MG promove formação on-line para alinhar rede estadual antes do início do ano letivo

  • gazetadevarginhasi
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

O Governo de Minas Gerais promoveu, nesta segunda-feira (2/2), uma formação institucional on-line com o objetivo de alinhar a atuação da rede estadual de ensino antes do início do ano letivo, marcado para esta quarta-feira (4/2). A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e reuniu, de forma remota, cerca de 209 mil servidores da educação.

A transmissão teve como foco fortalecer o alinhamento pedagógico da rede estadual, além de apresentar as principais entregas da SEE/MG, novos materiais, diretrizes e orientações gerais que irão orientar o trabalho das escolas ao longo de 2026. A formação foi destinada a gestores escolares, professores, especialistas da educação básica e demais profissionais da rede, com ênfase na organização do trabalho pedagógico e no apoio às unidades escolares para o início das aulas.

Durante a transmissão, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a relevância do planejamento do ano letivo. Ele afirmou: "É um grande prazer estar com vocês participando desse momento tão especial que é o planejamento do início do ano letivo de 2026. Estou muito feliz com os avanços que tivemos na educação".

O vice-governador Mateus Simões também participou do encontro e agradeceu o empenho dos profissionais da educação da rede estadual. Ele ressaltou que o alinhamento promovido no início do ano letivo vai além de um rito administrativo. Segundo Simões, "é uma escolha, é estratégia, é respeito com quem está na ponta com vocês. Educação se constrói junto, com diálogo, escuta e responsabilidade, e é assim que o Governo de Minas trata essa pauta, como prioridade".

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, reforçou o caráter estratégico da formação ao destacar a importância da atuação integrada da rede. De acordo com ele, "ao reunirmos a rede antes do início do ano letivo, a SEE/MG reafirma que uma atuação alinhada, com diretrizes claras e foco na aprendizagem, fortalece o trabalho das escolas e potencializa os resultados educacionais".

Diretrizes pedagógicas e organização do ensino

Ao longo da formação, foram detalhadas as diretrizes voltadas à recomposição das aprendizagens e à priorização curricular, consideradas centrais para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual em 2026. A proposta apresentada busca assegurar clareza técnica e pedagógica para gestores, professores e equipes escolares, garantindo uma implementação consistente das orientações da Secretaria de Educação no cotidiano das escolas.

Outro destaque da programação foi a apresentação da organização curricular por trimestralidade, que passará a orientar o planejamento pedagógico e os processos avaliativos da rede estadual. No ano letivo de 2026, a avaliação dos estudantes será estruturada em três trimestres, com a seguinte distribuição de pontuação: 30 pontos no primeiro trimestre, 30 pontos no segundo e 40 pontos no terceiro trimestre.

A formação também abordou as matrizes curriculares, os planos de curso com foco na priorização curricular — especialmente nas áreas de língua portuguesa e matemática —, as ações de intervenção pedagógica, além dos materiais e ferramentas disponibilizados às escolas. Foram ainda apresentadas as diretrizes para a avaliação educacional em 2026, incluindo alfabetização, testes de fluência, avaliação diagnóstica e avaliação trimestral da rede estadual.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page