Segurança online de crianças é destaque da Anatel em evento pelos 35 anos do ECA
gazetadevarginhasi
16 de jul.
1 min de leitura
Divulgação
Anatel destaca proteção digital de crianças em evento pelos 35 anos do ECA.
No contexto das comemorações pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a conselheira da Anatel, Cristiana Camarate, participou ativamente do seminário "35 anos do ECA: Justiça Social e Ambiental", promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).
O evento ocorre até o dia 17 de julho, na sede da Anatel, em Brasília, e reúne autoridades e especialistas para debater os avanços promovidos pelo ECA ao longo de sua vigência.
Cristiana Camarate foi anfitriã da abertura dos painéis da tarde e destacou o papel da Anatel na proteção digital de crianças e adolescentes, com a apresentação de projetos voltados à segurança online e inclusão digital. Entre as iniciativas mencionadas estão as cartilhas educativas destinadas a diversos públicos, o portal Internet Segura com atividades interativas, a parceria com a UNESCO para inclusão digital de grupos vulneráveis e o projeto teatral "Vida de Influencer", premiado na WSIS 2025, que já impactou mais de 640 crianças.
Em sua fala, a conselheira reforçou o compromisso da Agência: “A proteção digital é parte fundamental dos direitos da criança e do adolescente no século XXI”, enfatizando o alinhamento entre as políticas da Anatel e as diretrizes estabelecidas pelo ECA.
A abertura do seminário contou com a presença da ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e da Cidadania), do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Costa Macêdo, e do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Comentários