top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Seminário Jurídico do Corpo de Bombeiros de Minas reúne especialistas em ética e direito militar

  • gazetadevarginhasi
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
Seminário Jurídico do Corpo de Bombeiros de Minas reúne especialistas em ética e direito militar
Divulgação
Violência contra a mulher é tema central da 5ª edição do Seminário Jurídico do CBMMG.

A Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu nesta quinta-feira (22/5) a 5ª edição do Seminário Jurídico, com foco na prevenção de ilícitos, fortalecimento das práticas correcionais e valorização da ética institucional. O evento abordou temas atuais sob uma perspectiva interdisciplinar, com destaque para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Realizado em formato híbrido, o seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do CBMMG no YouTube, alcançando bombeiros de várias regiões de Minas. A abertura contou com a presença da comandante-geral, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e do chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa, além de representantes de diversos órgãos estaduais.

A palestra magna, “Lei Maria da Penha e mudança de paradigmas no enfrentamento à violência doméstica”, foi ministrada por Adélia Moreira Pessoa, promotora de justiça aposentada e presidente da Comissão Nacional de Gênero e Violência Doméstica do IBDFAM. Ela destacou avanços legais e desafios institucionais na proteção das vítimas.

Em seguida, uma mesa de debate reuniu a especialista em projetos sociais Andreza Meneghin e a psicóloga cabo Bruna Hudson, da PMMG. Mediadas pela capitã Luciana Procópio, as convidadas compartilharam vivências e estratégias de prevenção à violência, defendendo uma atuação integrada e humanizada.

O seminário seguiu à tarde com palestra sobre Auto de Prisão em Flagrante (APF), apresentada pelo capitão Adler Augusto Dias da Silva, assessor do Ministério Público de Minas Gerais. Em complemento, a juíza Carolina Aleixo Benetti e o assessor Marcus Vinicius Barbosa abordaram aspectos práticos da prisão em flagrante e da audiência de custódia no contexto da Justiça Militar.

O seminário reafirmou o compromisso da Corregedoria com a formação contínua dos militares, valorização da vida e promoção de um ambiente institucional ético, justo e disciplinado.
Fonte: CBMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page