Serviço de teleatendimento da ANEEL volta a funcionar após bloqueio orçamentário
gazetadevarginhasi
2 de set.
1 min de leitura
Divulgação
ANEEL retoma serviço de teleatendimento pelo número 167 após liberação de recursos orçamentários.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que retomou, no último dia 30 de agosto, o serviço de teleatendimento aos consumidores por meio do número 167. O canal está novamente disponível de segunda a sábado, das 8h às 20h, para atendimento a todo o público interessado.
O serviço havia sido suspenso em junho deste ano em razão do contingenciamento orçamentário que reduziu o orçamento da Agência para 2025 ao patamar de 2016, totalizando R$ 117 milhões. A medida provocou diversas consequências, entre elas a interrupção do atendimento telefônico.
Para evitar demissões imediatas, a ANEEL concedeu férias coletivas aos teleoperadores durante o período de suspensão.
A retomada só foi possível após a publicação do Decreto nº 12.566, de 30 de julho de 2025, que promoveu o descontingenciamento parcial do orçamento da Agência. O bloqueio, que inicialmente era de R$ 38,6 milhões, foi reduzido para R$ 7,9 milhões. A liberação de mais de R$ 30 milhões possibilitou a reativação gradual de atividades essenciais, incluindo o teleatendimento.
Comentários