Sul de Minas amplia rede oftalmológica com novos serviços em Varginha e Elói Mendes
gazetadevarginhasi
14 de ago.
1 min de leitura
Foto: SRS Varginha
Sul de Minas define novos serviços oftalmológicos para ampliar atendimento na região.
O Centro Administrativo do Sul de Minas, sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, recebeu na última terça-feira (12) uma reunião estratégica para reforçar a rede oftalmológica da região. O encontro, promovido pela SRS, reuniu gestores de saúde das microrregiões de Três Corações, Três Pontas e Varginha, além de prestadores de serviço e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG).
A reunião foi resultado de um acordo firmado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro, que solicitou a discussão sobre a abertura de novos serviços de oftalmologia. O objetivo principal foi alcançar consenso para habilitar ambulatórios especializados de tipologia II, conforme a Deliberação CIB SUS 4065.
Ao final dos debates, ficou definido que os serviços de tipologia II serão instalados em Varginha e Elói Mendes. Varginha atenderá sua própria microrregião, enquanto Elói Mendes ficará responsável pelas microrregiões de Três Corações e Três Pontas.
Atualmente, todos os atendimentos oftalmológicos são realizados em Itanhandu, que continuará prestando serviços, mas na tipologia III — voltada para alta complexidade.
O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, destacou a importância da expansão. “A abertura de novos serviços, respeitando-se os parâmetros assistenciais definidos em norma, fortalece essa relevante rede assistencial, contribuindo para a garantia do acesso oportuno a essa importante especialidade médica, universalizando a assistência oftalmológica na Macrorregião de Saúde Sul”, afirmou.
A proposta será encaminhada para análise e aprovação no Nível Central, com o objetivo de melhorar e otimizar o atendimento oftalmológico e reduzir a possível demanda reprimida nos municípios contemplados.
Comentários