top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Sul de Minas registra quase 1/5 de todas as ocorrências de 'stalking' em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • 21 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

ree
Foto: Reprodução EPTV

O termo em inglês, que representa uma forma violenta de perseguir uma pessoa, seja pessoalmente ou até nas redes sociais, foi considerado crime em março de 2021.

Minas Gerais registrou mais de cinco mil ocorrências de stalking em apenas dois anos. E quase 17% desse total foram no Sul de Minas.
O termo em inglês, que representa uma forma violenta de perseguir uma pessoa, seja pessoalmente ou até nas redes sociais, foi considerado crime em março de 2021. Desde então, as denúncias vêm crescendo ano a ano. Segundo a delegada da mulher, Ana Paula Arruda, mensagens insistentes, ligações, fotos, ameaças, tudo isso ultrapassa a tela do celular e causa danos emocionais reais às vítimas. "Gera um pavor tão grande que a vítima tem cerceada muitas vezes a sua liberdade. Ela não consegue sair de casa porque ela sabe que a qualquer momento ela vai se deparar com o agressor, aquela pessoa que é obcecada por ela, é uma fixação do agressor em face da vítima. Então é muito importante a vítima procurar ajuda para não deixar chegar neste ponto", disse a Delegada da Mulher, de Lavras, Ana Paula Arruda. Entre março de 2021 e fevereiro deste ano, foram registrados no Sul de Minas 870 casos de stalking. Em todo o ano passado, foram mais de 600 casos. Só nos dois primeiros meses deste ano, já foram 114 denúncias de mulheres que foram perseguidas.

As cidades do Sul de Minas que mais registraram casos de stalking foram Poços de Caldas (76), Pouso Alegre (55) e Três Corações (46). Juntas elas representam mais de 20% do total de ocorrências em todo o Sul de Minas.
"É praticado mais no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher. Então são aquelas pessoas que a vítima já teve um relacionamento ou por exemplo um agressor que quer ter um relacionamento com a vítima e diante da negativa ela, ele insiste reiteradamente nessa relação que ele não teve sucesso em iniciar. Então é muito comum nesse âmbito de relações amorosas, de relação doméstica, mas é um padrão de comportamento muito mais do agressor do que a vítima, essa fixação em face dessas vítimas. São homens às vezes com autoestima baixa, que não toleram o fim do relacionamento e por isso são machistas, esse tipo de padrão que a gente pode identificar", explicou a delegada.

Em fevereiro, a Polícia Federal prendeu em Varginha um homem suspeito de perseguir e ameaçar uma mulher mexicana pelas redes sociais.
"Além de ser punível na esfera criminal, ela também pode ser punível na esfera cível, condenando o infrator ao pagamento de indenização por danos morais, ou seja, o patrimônio do ofensor poderá ser responsabilizado para pagar os constrangimentos sofridos pela vítima", disse o advogado Rodrigo Almeida.
Caso você esteja sendo vítima de stalking, guarde as provas e registre a ocorrência na delegacia.
"Qualquer máquina pode ser rastreada neste imenso mundo digital que nós temos. É claro que muitos golpistas e criminosos se utilizam de artifícios para tentar dificultar o trabalho da perícia de localizar primeiro a máquina e depois eventualmente chegar à pessoa que estava utilizando aquele equipamento, aquela máquina", explicou o especialista em crimes cibernéticos da PUC Poços de Caldas, João Benedito dos Santos.


g1

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page