Surpresa Submarina: Descobertos 20,4 Mil Hectares de Recifes de Coral no Brasil
- gazetadevarginhasi
- 21 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Um mapeamento inédito revelou a existência de 20,4 mil hectares de recifes de coral em águas rasas na costa leste do Brasil. Esses ambientes marinhos, formados por calcário de corais e algas, foram detectados por satélites equipados com sensores óticos. A pesquisa, parte da Coleção 9 de mapas anuais de cobertura e uso da terra do MapBiomas, foi lançada recentemente em Brasília.
A costa leste do Brasil, caracterizada por águas claras e com grande penetrabilidade à luz devido à baixa descarga sedimentar dos rios, é ideal para a formação e concentração de recifes de corais. Essa descoberta inicial servirá de base para um monitoramento contínuo, permitindo acompanhar fatores como a temperatura da água, o equilíbrio dos ecossistemas e os impactos das mudanças climáticas.
Com o aumento da temperatura média dos oceanos, o branqueamento e a morte de corais se tornaram preocupações críticas. Os recifes de coral são essenciais para a biodiversidade marinha, com cerca de um quarto de toda a vida marinha dependente desses ecossistemas em algum momento de seu ciclo de vida. Monitorar as condições dos corais no Brasil é vital, pois todos, direta ou indiretamente, dependemos dos serviços ecossistêmicos que eles oferecem.
A maior parte dos ecossistemas identificados (72%) está localizada dentro de Unidades de Conservação Marinhas brasileiras, sendo a Área de Proteção Ambiental (APA) Ponta da Baleia/Abrolhos, na Bahia, a principal, abrangendo 33% dos ecossistemas mapeados.
Fonte:AgenciaBrasil
Comments