top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Suspeita de vazamento leva MEC a anular três questões do Enem

  • gazetadevarginhasi
  • há 15 horas
  • 2 min de leitura
Suspeita de vazamento leva MEC a anular três questões do Enem
Divulgação
O ministro da Educação, afirmou nesta terça-feira (18), em entrevista à TV Educativa do Ceará, que a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi tomada “por precaução” para preservar a lisura da avaliação. A suspeita de vazamento será investigada pela Polícia Federal.

Segundo o ministro, o Enem utiliza um banco de questões previamente aplicadas em pré-testes, realizados com grupos de estudantes. Uma pessoa que participou desse processo teria comentado sobre os itens em uma transmissão ao vivo, o que gerou preocupação no MEC. “Segundo as informações que eu tenho, uma pessoa que participou desse pré-teste divulgou e fez essa fala em uma live”, explicou Santana.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ter recebido relatos sobre possível antecipação de questões semelhantes às aplicadas no exame deste ano.

Apesar do episódio, Santana disse que o Enem foi “um sucesso” e pediu tranquilidade aos candidatos e seus familiares. Ele reforçou que, assim que soube da suspeita, determinou ao Inep a apuração imediata. “O que ocorreu foi que houve ruídos em rede social”, afirmou.

As três questões foram anuladas para evitar qualquer prejuízo aos participantes. “O Inep anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens e também a redação”, destacou o ministro.

A investigação ficará a cargo da Polícia Federal, já que o Enem é um serviço federal coordenado pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Como funciona o pré-teste do Enem

Para elaborar o exame, o Inep utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística que exige a aplicação prévia das questões para calibrar grau de dificuldade e comportamento esperado das respostas. Por isso, participantes dos pré-testes têm contato com itens que poderão ser usados futuramente no Enem.

Todas as questões aprovadas passam a compor o Banco Nacional de Itens, que abastece as provas das edições seguintes. O Inep afirma que realiza diversas estratégias de segurança e calibração durante todo o processo.
Fonte: AgBrasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page