top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Tarcísio pede maturidade política do governo em negociação com EUA após tarifa de Trump

10 de jul. de 2025
2 min de leitura
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta quarta-feira (10) uma nota criticando a postura do governo Lula diante da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele cobrou do Planalto mais reflexão e maturidade política para lidar com a crise e melhorar a relação com Washington.
“Esse movimento dos Estados Unidos demanda uma profunda reflexão sobre de que forma estamos construindo nossas negociações. Das economias do G20, temos sido a mais distante da Casa Branca e aquela que não tem mantido ativamente negociações bilaterais com os EUA”, afirmou Tarcísio.
O governador — aliado de Jair Bolsonaro — disse que o governo Lula “não entendeu ainda que ideologia e aritmética não se misturam” e apontou que falta iniciativa junto ao US Trade Representative, ao Departamento de Comércio e ao Departamento de Estado norte-americanos.
Ele citou o caso do México, que, segundo ele, mesmo sendo alvo de leis anti-imigração por parte de Trump, conseguiu negociar tarifas e manter relações comerciais estáveis.
“Não podemos imaginar que as duas maiores economias do nosso continente e as duas maiores democracias do Ocidente estejam tão distantes.”
Tarcísio encerrou pedindo que o governo federal assuma sua responsabilidade:
“Cabe agora ao governo federal o esforço diplomático para resolver a questão com maturidade política e visão de Estado, sem se esconder atrás de narrativas, sem responsabilizar quem não está no poder. A responsabilidade é de quem governa.”
Resposta de Gleisi Hoffmann
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu Tarcísio:
“Quem está colocando ideologia acima dos interesses do país é o governador Tarcísio e todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil. Pensam apenas no proveito político que esperam tirar da chantagem do presidente dos EUA.”
Ela ainda classificou a decisão de Trump como “o maior ataque já feito ao Brasil em tempos de paz” e disse que trata-se de uma continuação do golpe de 2022, “usando tarifas para impor um projeto ditatorial”.
Contexto
Trump anunciou a tarifa de 50% na quarta-feira (9), alegando que o Brasil prejudica os EUA no comércio e criticando a condenação de Bolsonaro pelo STF. Em resposta, Lula afirmou que o Brasil responderá com reciprocidade e reforçou que o país é soberano, com instituições independentes que não aceitam tutela externa.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page