Terceiro javali gigante é abatido em quatro meses no Noroeste de Minas
gazetadevarginhasi
9 de ago. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Caçadores abatem javali de 250 kg em área rural de Paracatu, no Noroeste de Minas.
Um javali de aproximadamente 250 quilos e mais de 1,60 metro de comprimento foi abatido na noite desta semana por dois caçadores em uma área de lavoura próxima a uma fazenda, em Paracatu, Noroeste de Minas Gerais. A operação, realizada com o uso de lanternas e um veículo para rastrear o animal, contou com acompanhamento de um treinador e teve como objetivo conter os impactos ambientais causados pela espécie.
De acordo com Cristiano Mendonça, treinador do grupo, o abate foi feito com uma espingarda. Os caçadores envolvidos são registrados como CACs — Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores — e atuam de forma regularizada. Este é o terceiro javali de grande porte abatido pelo mesmo grupo nos últimos quatro meses na região.
A caça do javali no Brasil é controlada e só pode ser realizada com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Desde 2013, a atividade é permitida como medida de controle populacional da espécie, considerada invasora e nociva às lavouras, pastagens e à fauna nativa, devido à sua alta capacidade de destruição e reprodução.
Comentários