top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TJMG inaugura novo fórum em Coração de Jesus e reforça compromisso com acesso à Justiça

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de jul. de 2025
  • 3 min de leitura
TJMG inaugura novo fórum em Coração de Jesus e reforça compromisso com acesso à Justiça
Divulgação
Novo fórum é inaugurado em Coração de Jesus com presença do presidente do TJMG.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, inaugurou nesta quinta-feira (10/7) o novo Fórum Deputado Esteves Rodrigues, na Comarca de Coração de Jesus, localizada no Norte de Minas. A cerimônia contou com autoridades do Judiciário e Executivo, além de servidores e moradores da região.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional pela banda da 11ª Região da Polícia Militar. Em seguida, houve o desenlace da fita inaugural, uma bênção ecumênica e o descerramento da placa de inauguração.

Corrêa Junior foi acompanhado por desembargadores e juízes, entre eles o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente de Relacionamento com outros Poderes, desembargador Cássio de Souza Salomé; o superintendente de Planejamento, Orçamento e Finanças, desembargador André Amorim Siqueira; e o diretor do Foro, juiz Marcos Antônio Ferreira.

Em seu discurso, o presidente do TJMG destacou a emoção de retornar à comarca, onde esteve em 2016 como superintendente administrativo. “É uma grande honra voltar a Coração de Jesus neste momento tão emblemático e importante para a comarca, para a inauguração deste novo e belo fórum”, disse. Ele também enfatizou que o prédio é “uma casa de esperança”, onde todos devem ser acolhidos com respeito.

O corregedor-geral, Estevão Lucchesi, ressaltou a prioridade da atual gestão na valorização do primeiro grau de jurisdição, destacando que o novo fórum representa o compromisso com dignidade, acesso à justiça e infraestrutura moderna, com salas amplas, videoconferência e processo eletrônico.

Além das autoridades do TJMG, compuseram a mesa o prefeito de Coração de Jesus, Samuel Barreto Neto, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gleisson Ferreira Leite.

Sucessão e despedida
Durante a cerimônia, o juiz Marcos Antônio Ferreira se despediu da comarca após quase quatro anos à frente do foro. Ele será substituído em agosto pelo juiz Douglas Teixeira Barroco, que hoje atua em Francisco Sá. Marcos destacou sua trajetória e a importância do novo fórum. “Hoje, ao celebrarmos a inauguração do novo fórum, sinto que estamos abrindo as portas não apenas do edifício, mas de um novo tempo da prestação jurisdicional na região”, afirmou.

O juiz Barroco, por sua vez, demonstrou entusiasmo ao assumir a unidade: “As novas instalações serão muito úteis para todos que precisarem de nossos serviços, e eu pretendo dar continuidade ao bom trabalho executado pelos meus antecessores.”

Homenagens
Durante a solenidade, o desembargador Corrêa Junior e o juiz Marcos Antônio Ferreira foram agraciados com o título de cidadão honorário das cinco cidades que compõem a comarca: Coração de Jesus, Ibiaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí. A honraria foi entregue por prefeitos e vereadores de cada município.

Corrêa Junior agradeceu emocionado: “Minha vida fica entrelaçada com a de vocês. Guardarei essa lembrança com muito orgulho e muita satisfação. Nós, homens que exercemos cargos públicos, recebemos essas homenagens em nome do Tribunal de Justiça e da instituição. Mas não posso deixar de demonstrar aqui minha alegria. Muito obrigado pela gentileza dessa outorga.”

Estrutura do prédio
Localizado na Rua Professora Maria Lídia, nº 380, no bairro Vila Magalhães, o novo fórum possui 926,75 m² de área construída, com um único pavimento. O prédio abriga auditório para Tribunal do Júri, salas do Cejusc, Juizado Especial, secretarias, gabinetes, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB-MG, setor psicossocial, entre outros.

A edificação segue os padrões do Plano de Aceleração de Obras do TJMG, com estrutura acessível, climatização, iluminação eficiente, controle eletrônico de acesso e estacionamento para carros, motos e bicicletas.

A Comarca de Coração de Jesus é de vara única e abrange, além da sede, os municípios de Ibiaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí, além de seus distritos.

Autoridades presentes
A inauguração reuniu juízes da Comarca de Montes Claros — Cibele Macedo (diretora do Foro), Evandro Cangussu Melo, João Adilson Nunes Oliveira, Francisco Lacerda de Figueiredo e Vitor Luiz de Almeida — além do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e do promotor de Justiça da Comarca de Coração de Jesus, Breno Alexei Rodrigues de Oliveira, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho.

Também estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil e lideranças do Executivo e Legislativo das cidades da comarca.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page