top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TJMG promove capacitação em IA na Comarca de Pouso Alegre

  • gazetadevarginhasi
  • 23 de jul.
  • 2 min de leitura
TJMG promove capacitação em IA na Comarca de Pouso Alegre
Divulgação - A juíza Luciana Torres foi a facilitadora nas oficinas de IA (Crédito: Divulgação / TJMG)
TJMG capacita magistrados e servidores no uso da inteligência artificial para otimizar a atividade jurisdicional.

Em um cenário em que a inteligência artificial (IA) ganha cada vez mais espaço nas rotinas profissionais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), vem promovendo oficinas e palestras voltadas ao uso ético e eficiente da tecnologia no âmbito do Judiciário.

Nesta terça-feira (22/7), foi realizada na Comarca de Pouso Alegre a oficina “Construindo Prompts para a Atividade Jurisdicional”, ministrada pela juíza Luciana de Oliveira Torres. Mestra em Direito e Tecnologia pela Cornell University (EUA), a magistrada defende o uso responsável da IA como ferramenta para promover mais celeridade e efetividade na prestação jurisdicional.

“Tenho compartilhado práticas sobre o uso dessa tecnologia para otimizar o trabalho dos servidores e magistrados. A primeira ideia que se deve ter em mente é como elaborar o prompt de comando. Ele pode ser comparado ao primeiro passo de uma dança: você puxa a IA para conversar e diz o que quer”, explicou.

A oficina teve enfoque totalmente prático, buscando desmistificar a aplicação da inteligência artificial no cotidiano dos gabinetes e das secretarias. “Antes, era um conteúdo muito teórico, e isso dificultava a aplicação real. Agora, com exemplos baseados em casos concretos, os profissionais conseguem visualizar como suas rotinas podem ser transformadas de forma inovadora”, acrescentou a juíza.

Ao final da capacitação, os participantes foram habilitados a construir prompts eficazes, aptos a otimizar tarefas como elaboração de pareceres, aprofundamento em pesquisas jurídicas e redação de minutas — tudo com base na utilização ética e consciente da IA.

A ação foi promovida pelo Núcleo Regional da Ejef de Pouso Alegre, que também abrange as comarcas de Borda da Mata, Brasópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Extrema, Itajubá, Monte Sião, Natércia, Ouro Fino, Paraisópolis, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí e Silvianópolis.

Novas turmas já têm data marcada
Magistrados e servidores interessados em participar das próximas oficinas podem se inscrever até 31 de julho. As novas turmas acontecerão em Uberlândia, no Palácio da Justiça Rondon Pacheco (Rua Rondon Pacheco, 6130 – bairro Tibery), com duas formações presenciais: no dia 7 de agosto (quinta-feira), das 14h às 18h, para assessores e servidores; e no dia 8 de agosto (sexta-feira), das 8h às 12h, para magistrados.

Mais informações estão disponíveis no Fale Conosco do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), pelo site https://siga.tjmg.jus.br/view/fale-conosco/, pelo telefone (31) 3247-8799 ou pelo e-mail: cofip3@tjmg.jus.br.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page