TJMG visita Cejuscs de Extrema, Camanducaia e Cambuí para padronizar práticas
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
João Batista Almeida, diretor administrativo do Procon; Elcio Maia; vereadores Pericle Mazzi Filho e Rafael Lima; juiz Adriano Busse; Luísa Ortiz, gerente do Procon; Grazieli Dutra, gerente do CAC; o assessor da Câmara, Walace Aquino; Danilo Morbidelli (Crédito: Divulgação Seanup / TJMG)
TJMG realiza visitas técnicas a Cejuscs de três comarcas do Sul de Minas.
Nos dias 6, 7 e 8 de maio, a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Extrema, Camanducaia e Cambuí. A iniciativa buscou conhecer as instalações, auxiliar nas rotinas e reforçar práticas de cidadania e solução consensual de conflitos.
As visitas envolveram orientação sobre o registro de dados, padronização de fluxos processuais e troca de boas práticas. Em Extrema, além de alinhamentos com servidores e juízes, foi realizada reunião com representantes da Câmara Municipal, Procon e Casa de Apoio ao Cidadão sobre os Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres).
Em Camanducaia, a equipe conheceu experiências como o Cejusc Itinerante e casamentos comunitários. Já em Cambuí, o foco foi a padronização da tramitação dos procedimentos pré-processuais. A juíza Caroline Bela, que coordena os Cejuscs de Camanducaia e Cambuí, participou dos encontros.
As visitas são previstas na Portaria nº 3940/2022 e integram o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0). Comarcas interessadas podem solicitar o acompanhamento via nupemec@tjmg.jus.br.