top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TJMG visita Cejuscs no Sul de Minas para fortalecer atuação e padronizar práticas

  • gazetadevarginhasi
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura
TJMG visita Cejuscs no Sul de Minas para fortalecer atuação e padronizar práticas
Divulgação - A equipe do Fórum de Bueno Brandão recebeu os colaboradores do Seanup/Nupemec (Crédito: 3ª Vice / TJMG)
Cejuscs de Jacutinga, Monte Sião e Bueno Brandão recebem visitas da 3ª Vice-Presidência do TJMG.

Nos dias 15, 16 e 17 de julho, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das comarcas de Jacutinga, Monte Sião e Bueno Brandão, no Sul de Minas, receberam visitas técnicas de representantes da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A ação teve como objetivo promover o aprimoramento das práticas administrativas e fortalecer o trabalho realizado pelas unidades locais.

Os servidores Elcio Bernardo Maia e Nataniane Souza, do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup/Nupemec), conduziram as visitas, estabelecendo diálogo com magistrados, equipes técnicas e colaboradores das três comarcas. As agendas foram marcadas pela troca de experiências, padronização de rotinas e compartilhamento de boas práticas já implementadas em outras unidades do Estado.

Em Jacutinga, sob coordenação da juíza Fernanda Pereira Bento, os trabalhos se concentraram na padronização dos fluxos de tramitação processual. A colaboradora Elaine Cristina de Almeida participou das orientações e aprofundou seus conhecimentos sobre os projetos possíveis para o Cejusc local.

Já em Monte Sião, o juiz coordenador Roberto Troster Rodrigues Alves e sua equipe, incluindo a colaboradora Nicolly Aparecida da Silva e a gerente de secretaria Karina Paula Fontes Mendonça, conheceram iniciativas como o "Cejusc Itinerante", os Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres), a Justiça Restaurativa e os mutirões de casamento comunitário. Os fluxos de procedimentos pré-processuais também foram ajustados.

Em Bueno Brandão, sob a coordenação da juíza Elaine de Almeida Lopes Jardim, a visita teve como foco o suporte técnico e a uniformização das movimentações relacionadas às audiências judiciais. O grupo de servidores também compartilhou relatos sobre os bons resultados obtidos com a “Justiça Itinerante”, realizada em parceria com a Prefeitura de Munhoz. A ação abrangeu atendimentos em cidadania, questões pré-processuais e nomeação de advogados dativos.

As visitas técnicas, regulamentadas pela Portaria nº 3940/2022 da 3ª Vice-Presidência, fazem parte das estratégias do Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0), previsto na Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022. O objetivo é fortalecer os serviços prestados pelos Cejuscs e incentivar parcerias institucionais nos municípios.

Além das visitas programadas pela 3ª Vice-Presidência, coordenadores de Cejuscs interessados em receber a equipe técnica do Seanup/Nupemec podem encaminhar solicitação pelo e-mail nupemec@tjmg.jus.br.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page