top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Trecho da MG-060 é inaugurado com verba do acordo de reparação por tragédia

  • gazetadevarginhasi
  • 8 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura
Trecho da MG-060 é inaugurado com verba do acordo de reparação por tragédia
Divulgação
MPMG participa da entrega de trecho da MG-060 asfaltado com recursos do acordo de Brumadinho.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou, nesta quinta-feira (7/8), da inauguração de 45 quilômetros de pavimentação na rodovia MG-060, entre os municípios de Papagaios e Pompéu, na região Centro-Oeste do estado. A obra foi executada com recursos do Anexo I.3 do acordo judicial para reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O investimento na intervenção foi de aproximadamente R$ 130 milhões.

A tragédia ambiental e humana ocorrida em 2019 deixou 272 vítimas e lançou milhões de metros cúbicos de rejeitos na bacia do Rio Paraopeba. Como parte das ações de reparação, o Anexo I.3 do acordo judicial prevê a destinação de cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos para 25 municípios atingidos diretamente pelo desastre, entre eles Papagaios e Pompéu. O pacote de obras inclui intervenções em oito rodovias, todas escolhidas por meio de consulta popular realizada em 2021, com mais de 10 mil participantes.

A promotora de Justiça Shirley Machado de Oliveira, coordenadora adjunta do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard), representou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, na solenidade.

“A entrega dessa pavimentação é um passo concreto na execução do acordo judicial. É um pleito estabelecido como prioridade pela população atingida pelo rompimento das barragens. E o financiamento da obra foi feito com recursos do acordo judicial destinados a políticas públicas”, destacou Shirley Machado.

O Acordo Judicial de Brumadinho é firmado entre o Estado de Minas Gerais, o MPMG, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page