Trump defende tarifa de 80% sobre produtos chineses e pressiona por abertura de mercado
gazetadevarginhasi
9 de mai.
1 min de leitura
Em nova escalada retórica contra a China, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (9) que uma tarifa de 80% sobre os produtos chineses “parece correta”. A declaração foi feita em sua conta no Truth Social, às vésperas de mais uma rodada de negociações comerciais entre as duas potências.
Trump também pressionou por uma maior abertura do mercado chinês para empresas e produtos norte-americanos, afirmando que “mercados fechados não funcionam mais” e que “seria muito bom para eles” adotarem posturas mais liberais no comércio exterior.
A possível aplicação da tarifa de 80% dependeria, segundo ele, de decisão do secretário do Tesouro, Scott Bessent, que liderará as conversas com representantes chineses no fim de semana. Trump voltou a usar um tom nacionalista e combativo, afirmando que os EUA não podem continuar tolerando práticas comerciais que considera injustas.
A fala ocorre em meio a uma série de medidas tarifárias adotadas pelo governo Trump em seu segundo mandato, que vêm provocando repercussão global, com impactos esperados sobre inflação, crescimento e cadeias produtivas internacionais.
Comments