Três décadas de história: Cooper Standard celebra legado e futuro em Varginha
- Elisa Ribeiro
- há 4 minutos
- 3 min de leitura
A Cooper Standard comemorou neste fim de semana três décadas de atuação em Varginha, em um evento especial de portas abertas que reuniu colaboradores, familiares, lideranças políticas e a comunidade local. A festa marcou um momento de celebração da história da empresa, que se consolidou como referência no setor automotivo e como importante geradora de empregos para o município.

Entre os destaques da celebração esteve o depoimento de Vander, funcionário com 18 anos de dedicação à empresa. Emocionado, ele resumiu o sentimento de muitos colegas:
"Só tenho a agradecer por todos esses anos de trabalho. Fazer parte de quase duas décadas dessa história e poder compartilhar este momento junto com minha família é muito significativo. Esta festa representa os 30 anos da Cooper Standard e também a caminhada de todos nós que ajudamos a construir essa história."

Inovação e tecnologia de ponta
Durante a cobertura, a equipe da Gazeta visitou o estande da Engenharia de Produtos, onde os engenheiros apresentaram detalhes do processo de desenvolvimento das peças.
"É aqui que toda a tecnologia de ponta da Cooper Standard é aplicada, para entregar um produto com excelência. Atrás de cada peça de carro não está apenas o design, mas todo um estudo realizado pela nossa equipe de engenharia na América do Sul", destacou Lucas Vicente, engenheiro de simulação da equipe global, acompanhado dos engenheiros Rian Benedito da Silva e Ana Carolina Vicentina, da área de design.

Reconhecimento do município
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, participou da comemoração ao lado da esposa, Daniela, filha do ex-prefeito Aloísio Ribeiro de Almeida, um dos responsáveis pela implantação da unidade no município.
"Todos nós, varginhenses, temos muito orgulho de comemorar os 30 anos da Cooper Standard, em nossa cidade. Esta planta trouxe desenvolvimento e oportunidades, e continua sendo um pilar para a economia local. Precisamos agradecer à direção da empresa pela confiança no potencial de Varginha", afirmou.
O prefeito também destacou projetos de infraestrutura em andamento, como a retomada da ferrovia e melhorias no aeroporto, que devem tornar a cidade ainda mais competitiva para novos investimentos.
A memória de quem construiu a história
O gerente de planta, Mark Hardman, foi um dos primeiros estrangeiros a chegar a Varginha para atuar na implantação da fábrica, há 30 anos. Ele relembrou o início da operação com entusiasmo:
"Fui o primeiro ‘gringo’ operacional a começar aqui. Fui responsável pela logística e importação das peças na época, e recebemos um suporte fantástico da administração municipal. Construímos uma fábrica maravilhosa que hoje é um verdadeiro sucesso."
Hardman destacou ainda o papel da educação local para a formação da mão de obra da Cooper Standard:
"As escolas e faculdades de Varginha dão suporte técnico essencial para os nossos colaboradores. Temos baixo índice de rotatividade porque as pessoas encontram aqui oportunidades de crescimento e estabilidade."

Uma festa para todos
A comemoração reuniu colaboradores e familiares em um ambiente de alegria e integração. Shows animaram o público adulto, enquanto as crianças se divertiram em espaços dedicados, com oficinas de pintura e brincadeiras.
A festa, segundo os organizadores, foi pensada para celebrar não apenas os 30 anos da empresa, mas principalmente as pessoas que constroem diariamente essa trajetória de sucesso.
Parabéns à Cooper Standard pelos 30 anos em Varginha, que venham muitos mais de inovação, desenvolvimento e parceria com a cidade.