Turismo em Minas cresce em novembro, mas acumula queda no ano
gazetadevarginhasi
há 24 minutos
1 min de leitura
Reprodução
O volume de atividade turística em Minas Gerais registrou crescimento de 0,3% em novembro, consolidando uma sequência de resultados positivos iniciada em setembro. O desempenho ficou acima da média nacional, que avançou 0,2% no mesmo período. As informações fazem parte de levantamento da Fecomércio MG, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
De acordo com a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, o resultado positivo foi impulsionado pelo calendário varejista e pelo aquecimento da economia no mês. Segundo ela, novembro apresentou um ambiente favorável não apenas para o comércio, mas também para o setor de serviços, com reflexos diretos no turismo, especialmente em razão do impacto da Black Friday sobre o consumo e a circulação de pessoas.
Apesar do avanço mensal, o desempenho do setor turístico mineiro ainda mostra sinais de desaceleração no comparativo de longo prazo. Na comparação entre novembro de 2025 e novembro de 2024, Minas Gerais registrou retração de 5,4%, resultado inferior à média nacional, que apresentou crescimento de 2,1%. No ano anterior, esse mesmo indicador havia mostrado expansão de 4,6% no estado.
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o turismo em Minas Gerais apresenta queda de 3,9%, enquanto o Brasil registra crescimento de 5,0% no período. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor turístico mineiro recua 3,0%, em contraste com a alta de 5,5% observada na média nacional.
Comentários