Vacina contra bronquiolite protege bebês e idosos e reforça prevenção em Varginha
gazetadevarginhasi
há 1 dia
2 min de leitura
Divulgação
Vacimóvel reforça a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório e outras doenças em Varginha, com atendimento em unidades de saúde.
A vacinação contra a bronquiolite, indicada para prevenir complicações respiratórias graves como bronquiolite e pneumonia, causadas principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), tem ganhado destaque como importante medida de proteção para bebês e idosos. No Brasil, a imunização ocorre tanto de forma indireta, por meio da vacinação de gestantes, quanto de forma direta em idosos e pessoas dos grupos de risco.
Para os bebês, a proteção acontece a partir da vacinação das gestantes, indicada a partir da 28ª semana de gestação. O objetivo é garantir que o recém-nascido esteja protegido contra formas graves de bronquiolite e pneumonia, doenças comuns no primeiro ano de vida. As vacinas utilizadas são a Abrysvo e a Arexvy, já distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também disponíveis na rede privada.
Já para idosos e pessoas de risco, a imunização é voltada à prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR. Podem receber a vacina pessoas com 60 anos ou mais, além de adultos entre 50 e 59 anos que apresentem risco aumentado. Nesse público, as vacinas Arexvy e Abrysvo estão disponíveis na rede particular, com previsão de ampliação futura para o SUS.
Especialistas reforçam que a bronquite, quando causada por infecção viral, não possui tratamento específico além do controle dos sintomas. Por isso, a vacinação contra o VSR se torna essencial para evitar os quadros mais graves, especialmente em crianças pequenas e idosos.
Como oportunidade de imunização, a Prefeitura de Varginha disponibiliza o Vacimóvel para atualização da caderneta de vacinação da população. Nesta quinta-feira, o atendimento acontece das 8h às 11h, no PSF Padre Vítor. Já na segunda-feira (22), o Vacimóvel estará no PSF Bouganville, das 13h30 às 16h.
Durante a ação, serão ofertadas a vacina contra a bronquiolite (VSR) para gestantes, a vacina meningocócica ACWY, com ampliação temporária para crianças de 3 e 5 meses e adolescentes de 15 e 16 anos, além de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
No período de festas de fim de ano, marcado por viagens, encontros familiares e aglomerações, as autoridades de saúde alertam para a importância de manter a vacinação em dia. A medida garante mais segurança e responsabilidade, protegendo não apenas quem se vacina, mas toda a comunidade.
Comentários