Vacinação em dia: municípios mineiros ampliam cobertura no Dia D da Saúde Infantil
- gazetadevarginhasi
- 21 de out.
- 2 min de leitura
Sul de Minas mobiliza famílias no Dia D da Multivacinação

Quarenta e nove municípios do Sul de Minas participaram do Dia D da Campanha de Multivacinação, realizado no último sábado (18/10). A ação faz parte da campanha nacional proposta pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e segue até o dia 31 de outubro.
O objetivo da mobilização é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, além de resgatar pessoas não vacinadas e completar esquemas pendentes. As unidades de saúde disponibilizaram todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra HPV (para jovens de 15 a 19 anos) e febre amarela.
Para atrair o público, os municípios criaram estratégias criativas e acolhedoras, com tendas decoradas, ações educativas e a presença sempre carismática do Zé Gotinha, símbolo das campanhas de imunização.
Em Carmo de Minas, o Dia D aconteceu no bairro Santo Antônio, em parceria com a Sala de Vacinas e o PSF local. A coordenadora de Epidemiologia, Priscilla Brito, comemorou o sucesso da ação, que atendeu mais de 100 pessoas durante a manhã. A cidade também utilizou a “Van da Vacina”, veículo adaptado especialmente para levar as doses até regiões mais distantes, ampliando o acesso da população.
Já em Varginha, sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS), foram 1.411 doses aplicadas no Dia D.
Segundo Ludmyla Tatyana Rodrigues Delfino, referência técnica de Imunização da SRS Varginha, o sucesso da campanha se deve ao empenho das equipes municipais.
“As salas de vacinas estavam decoradas, as equipes muito engajadas e acolhedoras. Esse clima lúdico ajudou a atrair as famílias e contribuiu diretamente para o excelente resultado alcançado”, destacou.
A Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro, e a orientação é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes às unidades de saúde, levando a caderneta de vacinação para conferência.







Comentários