top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Valorização do dólar intensifica pressão da equipe econômica por cortes de gastos do Governo Federal

  • 3 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

lula
Foto: Divulgação
A recente alta do dólar reforçou a posição da ala governista que defende um corte de gastos públicos para tranquilizar o mercado. Nesta quarta-feira (3), integrantes da equipe econômica apresentarão essa postura ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma reunião no Palácio do Planalto.
Essa facção do governo propõe um exame detalhado dos gastos públicos, buscando identificar fraudes e desperdícios em programas como o Proagro e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Eles esperam convencer o presidente da necessidade de ajustar as despesas governamentais.
A próxima avaliação bimestral de receitas e despesas, que poderia abrir uma janela para um novo bloqueio orçamentário, está prevista para 22 de julho. Economistas de bancos e consultorias sugerem um corte de pelo menos R$ 15 bilhões como essencial para o governo reconquistar a confiança do mercado e alcançar a meta de déficit zero — com uma tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB — em 2024.
Formalmente, a reunião desta quarta-feira é da Junta de Execução Orçamentária (JEO) e está agendada para discutir a lei orçamentária de 2025 e o calendário interno do governo para definição da proposta. Fonte:CNN

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page