Varginhense retorna da Venezuela dias antes de ofensiva norte-americana
- gazetadevarginhasi
- há 7 minutos
- 2 min de leitura

O jornalista e documentarista mineiro Diego Gazola retornou da Venezuela poucos dias antes da ofensiva militar norte-americana no paÃs, após concluir uma expedição pela Colômbia e Venezuela para a produção da 11ª etapa da série Nascentes da Crise. A jornada, realizada em dezembro de 2025 percorreu aproximadamente 3 mil quilômetros em território venezuelano e 5 mil quilômetros na Colômbia.
Criado em 2015, o projeto investiga crises socioambientais, geopolÃtica dos recursos naturais e os impactos das mudanças climáticas. Nesta nova etapa, o documentário vai aprofundar a análise sobre a disputa histórica e contemporânea por recursos naturais — das pedras preciosas exploradas no perÃodo colonial aos combustÃveis fósseis que ainda moldam a economia global e respondem por cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa.
A expedição ocorreu no ano em que o Brasil sediou a COP 30 e teve inÃcio a partir de um convite do Ministério do Poder Popular para o Ecossocialismo da Venezuela, feito durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém (PA). Colômbia e Venezuela foram escolhidas por sua centralidade no debate sobre transição energética, conflitos por recursos naturais e mudanças climáticas.
Na Venezuela, a produção registrou Cumaná, a primeira cidade fundada na América do Sul em 1515, o cotidiano e o dinamismo da capital Caracas, além de Maracaibo, um dos principais pólos petrolÃferos do paÃs. O roteiro incluiu ainda Puerto Concha, região onde ocorre o fenômeno dos relâmpagos de Catatumbo, e Mérida, cidade que abriga o maior sistema de teleféricos do planeta.
O episódio evidencia o paradoxo entre a pressão internacional pelo fim dos combustÃveis fósseis e a dependência econômica de paÃses produtores. Enquanto a Colômbia se projeta como liderança discursiva na transição energética — e vai sediar, em abril de 2026, a primeira conferência internacional dedicada à construção de uma agenda comum sobre o tema —, o paÃs abriga a maior mina de carvão da América Latina. A Venezuela, por sua vez, concentra as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.
Além da dimensão geopolÃtica, a expedição investigou os impactos das mudanças climáticas no ciclo da água, com registros no Rio Magdalena, na Sierra Nevada e em áreas vulneráveis da Cordilheira dos Andes, documentando como comunidades locais enfrentam secas, mineração, instabilidade hÃdrica e rápidas transformações ambientais.
O trajeto incluiu cidades como MedellÃn, La Dorada, Bogotá, Muzo, Santa Marta, Maicao, Pasto, entre outras, ao longo de mais de cinco mil quilômetros percorridos entre 3 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026.
Nascentes da Crise é um reality-documentário transmitido em tempo real pelas redes sociais. Desde sua criação, já passou por 14 paÃses e resultou em dez filmes que aproximam o público de fenômenos como furacões, vulcões, eventos extremos e dinâmicas do ciclo da água. Todo o conteúdo está disponÃvel gratuitamente em nascentesdacrise.com.br
Diego Gazola já percorreu todos os estados brasileiros e cerca de 40 paÃses produzindo conteúdo socioambiental. Ele participou de diversas Conferências do Clima da ONU e foi coapresentador do reality Expedición RCN Brasil, da televisão colombiana. Esta etapa do projeto contou com apoio da consultoria Muda de Ideia, além de doadores filantropos.

.png)
