top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Visitas tecnicas do TJMG fortalecem atuacao de conciliacao em Itajuba, Cachoeira de Minas e Pedralva

  • gazetadevarginhasi
  • 23 de set.
  • 2 min de leitura
Visitas tecnicas do TJMG fortalecem atuacao de conciliacao em Itajuba, Cachoeira de Minas e Pedralva
Na visita ao Cejusc da Comarca de Cachoeira de Minas, junto aos colaboradores do Seanup: o juiz coordenador do Centro Judiciário, José Hélio da Silva (terno); o gerente de Secretaria, Renato Gonzales Lopes (3º da dir. para esq.); a assessora Bruna Barbosa (4ª da esq. para dir.); a colaboradora do Cejusc Luana Vanessa (1ª da esq. para dir.); a assistente social Vivian Oliveira de Morais (2ª da esq. para dir.); a estagiária do Cejusc, Rafaela Oliveira (3ª da esq. para dir.); e o promotor de Justiça Sergio Brito (Crédito: TJMG / Divulgação)
TJMG realiza visitas tecnicas a Cejuscs no Sul de Minas para fortalecer servicos de conciliacao.

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Itajubá, Cachoeira de Minas e Pedralva, no Sul de Minas. O objetivo foi conhecer as instalações, acompanhar os fluxos de trabalho e prestar apoio às equipes locais.

Durante as visitas, foram apresentadas boas práticas de outras unidades, além de orientações sobre rotinas administrativas, padronização de procedimentos processuais e pré-processuais, e o correto registro de dados estatísticos.

Em Itajubá, sob coordenação do juiz Hilton Silva Alonso Júnior, a equipe do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup/Nupemec) destacou iniciativas voltadas à cidadania e à autocomposição, como a atuação pré-processual e as oficinas de parentalidade. Também houve reuniões técnicas com os Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres), que funcionam em parceria com a Fepi e com o Procon municipal, oferecendo conciliação em casos de superendividamento.

Já em Cachoeira de Minas, coordenado pelo juiz José Hélio da Silva, a equipe orientou sobre a atuação pré-processual e apresentou projetos aplicados em outras comarcas, como os Papres e mutirões de casamentos comunitários, que podem ser adaptados à realidade local.

Em Pedralva, sob a responsabilidade da juíza Adriane Aparecida de Bessa Rosa, a equipe conheceu a rotina do centro judiciário e prestou orientações sobre fluxos processuais e coleta de dados estatísticos.

As visitas técnicas são regulamentadas pela Portaria da 3ª Vice-Presidência nº 3940/2022 e fazem parte do Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0), com foco no fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs e na ampliação de parcerias institucionais.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page