Vídeo mostra treinamento de tiros do Comando Vermelho no Complexo da Penha
gazetadevarginhasi
30 de out.
1 min de leitura
fonte: itatiaia
Um vídeo que circula nas redes sociais revela soldados do tráfico da facção carioca Comando Vermelho (CV) realizando treinamento de tiros com fuzil na Pedreira, área isolada no alto do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Nas imagens, um jovem atirador derruba oito garrafas fincadas em um barranco. Após errar um disparo, ele recebe instruções de um superior que não aparece no vídeo, com a orientação: “Respira”. Depois de acertar os alvos, o soldado é parabenizado pelos demais traficantes presentes.
A divulgação ocorre em meio à ‘Operação Contenção’, deflagrada para enfraquecer o Comando Vermelho, facção que mais se expandiu nos últimos anos no Rio de Janeiro. As forças de segurança invadiram os complexos do Alemão e da Penha, considerados bases estratégicas do CV.
Segundo especialistas, a facção superou recentemente as milícias em extensão territorial, mas a disputa pela hegemonia do crime organizado no estado continua acirrada.
O governo do Rio registra até o momento 121 mortos, enquanto a Defensoria Pública estadual reportou 132 vítimas. Foram detidas 113 pessoas e apreendidos 91 fuzis, além de uma “quantidade enorme de drogas”, conforme informou o governador Cláudio Castro (PL), sem detalhar o tipo ou volume do entorpecente.
A operação se tornou a mais letal da história do Brasil, superando os 111 mortos do Carandiru, em 1992. No Rio, as operações mais letais anteriores ocorreram em 2021 e 2022, nas comunidades do Jacarezinho e da Vila Cruzeiro, que deixaram 28 e 25 mortos, respectivamente.
Comentários