9º BBM promove seminário sobre segurança e regularização de edificações
- gazetadevarginhasi
- 27 de jun.
- 3 min de leitura

Na noite de quarta-feira (25), Varginha sediou o 2º Seminário de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, realizado pelo 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), como parte da programação da Semana de Prevenção da corporação. O evento ocorreu no Centro de Excelência em Cafeicultura (SENAR), no bairro Alto Vale, e reuniu profissionais das áreas de segurança, engenharia, fiscalização, além de alunos e especialistas que atuam no setor de treinamentos.
O seminário teve como objetivo promover a troca de conhecimentos técnicos e discutir medidas eficazes de prevenção e combate a incêndios. Três especialistas participaram como palestrantes: Luiz Vieira, engenheiro de aplicações da Saint-Gobain, que abordou o tema “Elementos Envidraçados Resistentes ao Fogo”; o capitão BM Josué, subchefe do Núcleo de Análises do CAT/CBMMG, que falou sobre “Saídas de Emergência em Edificações Antigas”; e a cabo BM Jéssica, auxiliar de vistoria do PVP/9º BBM, que explicou os procedimentos para a “Renovação do PSCIP”.
Durante o evento, representantes da engenharia destacaram a importância da aproximação com o Corpo de Bombeiros. O engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho Adilson Pereira de Queiroz, que atualmente atua como inspetor-chefe do CREA na Inspetoria de Varginha, comentou:

"Antes, os projetos de combate a incêndio e pânico eram tratados de forma separada. Havia uma linha de divisão muito grande entre nós, da engenharia, e a corporação. Eventos como este vêm para estreitar essa relação e destacar a importância desse alinhamento. É um tema de segurança, algo muito sério mesmo."

O tenente Mateus Felipe S. Mota Rocha, comandante da Seção de Atividades Técnicas (SAT) do 9º BBM de Varginha, também ressaltou o impacto direto da iniciativa:
"Esse seminário é uma das atividades voltadas para trabalhar a conscientização, fortalecendo os laços entre o Corpo de Bombeiros e a sociedade. O objetivo é aumentar o entendimento sobre a importância do licenciamento das edificações, que são fiscalizadas pelos bombeiros. Isso proporciona edificações mais seguras e permite que, em caso de sinistro, as pessoas possam evacuar com segurança. Tudo é fiscalizado em parceria com engenheiros, que são os responsáveis técnicos. Conferimos a aplicação das normas tanto antes quanto depois da execução, garantindo segurança real para todos."

Já o presidente da AVEA Varginha, Jorge Francisco Rodrigues, reforçou a contribuição do evento para os profissionais da engenharia:
"A AVEA tem como função principal difundir conhecimento na área de engenharia e valorizar os profissionais da área. Este evento é de fundamental importância, uma vez que se trata de um assunto bastante específico e de conhecimento de poucos profissionais. Portanto, é essencial que, neste evento, possamos trazer mais informação para ser difundida aos nossos associados engenheiros."
Gratuito e aberto ao público, o seminário atraiu estudantes, engenheiros, técnicos e autoridades locais. Segundo os organizadores, a iniciativa busca fortalecer a cultura de prevenção e a integração entre setores que atuam diretamente na segurança das edificações.
1ª imagem:O engenheiro Luiz Vieira recebeu certificado de participação após ministrar a palestra sobre elementos envidraçados resistentes ao fogo, representando a empresa Saint-Gobain.
2ª imagem:O capitão BM Josué abordou as exigências técnicas para saídas de emergência em edificações antigas, reforçando a importância da adequação às normas de segurança.
3ª imagem: A cabo BM Jéssica participou como palestrante do seminário, apresentando o tema relacionados à segurança em edificações e aos procedimentos de renovação do PSCIP.













Comentários