top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Agência autoriza três medicamentos biológicos com novas opções terapêuticas

  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Agência autoriza três medicamentos biológicos com novas opções terapêuticas
Divulgação
Anvisa aprova três novos medicamentos biológicos para câncer, diabetes tipo 1 e doença rara.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de três novos produtos biológicos destinados ao tratamento de diferentes doenças. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (9).

Entre os medicamentos aprovados está o Datroway, indicado para pacientes adultos com câncer de mama irressecável ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2 negativo. O tratamento é voltado para pessoas que já passaram por terapia endócrina e por pelo menos uma linha de quimioterapia para doença avançada.

Outro medicamento autorizado é o Tzield (teplizumabe), utilizado para retardar o início do diabetes tipo 1. O tratamento pode ser aplicado em pacientes adultos e pediátricos a partir de oito anos que já estejam no estágio 2 da doença, com o objetivo de atrasar a progressão para o estágio clínico.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune crônica que costuma surgir ainda na infância. Mesmo com tratamento adequado, muitos pacientes enfrentam dificuldades para controlar os níveis de glicose no sangue, o que pode aumentar o risco de complicações como doenças cardíacas, renais e oculares.

Também recebeu registro o Andembry (garadacimabe), indicado para a prevenção do angioedema hereditário, uma doença genética rara caracterizada por crises recorrentes de inchaço doloroso que podem afetar pele, mucosas e órgãos internos.

Segundo a Anvisa, o medicamento atua bloqueando o Fator XII ativado, uma proteína do sangue responsável por desencadear a produção excessiva de bradicinina, substância associada às crises da doença. Estudos apontam que o tratamento pode reduzir em mais de 80% a taxa de episódios em pacientes adultos e adolescentes a partir de 12 anos com angioedema hereditário dos tipos I e II.

A aprovação dos três produtos amplia as opções terapêuticas disponíveis no país para pacientes com doenças complexas e de difícil tratamento.
Fonte:Anvisa

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page