Alexandre Prado concede entrevista à Gazeta de Varginha
- há 6 minutos
- 10 min de leitura

Presidente da Câmara fala sobre dificuldades do ano eleitoral, prazo para análise dos projetos, pedido de cassação, IPTU e Mercado do Produtor
Na última sexta-feira (06/02) o presidente da Câmara de Varginha, Dr. Alexandre Prado falou com a Gazeta de Varginha. No encontro o novo presidente da Câmara, que contou com a participação da Diretora Geral da Gazeta, Ana Maria Silva Piva, Prado falou dos principais projetos em análise pelo Legislativo, desafios daquela casa neste momento de análise de temas importantes como o pedido de cassação do vereador Marquinhos da Cooperativa, do polêmico aumento do IPTU em Varginha e outros temas. Vamos a entrevista.
Presidente Alexandre, o senhor tem experiência institucional, já passou pelo comando da OAB, além de instituições como a APAC e diversas outras. Todavia, já em seu primeiro mandato é levado ao comando do Legislativo, qual serão suas principais bandeiras na Câmara?
Dr. Alexandre Prado: Agradeço a Gazeta por estabelecer este diálogo com o poder Legislativo na cidade de Varginha, a nossa principal missão como feito agora na abertura do ano do Legislativo em 2026 é fortalecer o diálogo institucional. Fizemos aqui, (na abertura do ano Legislativo) acredito que seja a primeira vez na história, com a presença de todos os vereadores, tivemos a presença do Prefeito Municipal e do vice prefeito, tivemos a presença do representante do Judiciário, Dra. Teresa Cota, presença do representante do Ministério Público e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Então o primeiro Norte nosso é realmente fortalecer o diálogo institucional entre os Poderes. Acredito muito na Constituição, já tem preconizado isso, a harmonia entre os poderes, apesar de sermos independentes, mas zelar pela harmonia, pelo diálogo e eu sempre fui pautado pelo diálogo. Acredito que nós temos condições de construir pontes ao invés de muros! E isso vai ser o nosso ministério aqui. Fazer com que projetos que são de interesse dos munícipes, são de interesse da população, sejam propostos por nós vereadores e que nós tenhamos o diálogo com o Executivo, especialmente para que esses projetos sejam realizados.
Presidente Alexandre, o senhor possui bom relacionamento com o Executivo e as demais instituições da cidade, todavia, 2026 é um ano eleitoral, é possível que integrantes do Legislativo disputem eleição. É natural a ocorrência de muitos conflitos neste período eleitoral. Qual sua expectativa para a gestão do Legislativo neste período?
Dr. Alexandre Prado: O Legislativo vai exercer esse protagonismo sim. Acredito eu, que teremos candidato aqui do Parlamento, teremos candidato também do Executivo, teremos candidato também amigos, que já exercem o mandato! O que se prima é que tenhamos uma eleição pautada pelo diálogo, que seja uma eleição propositiva. Eu torço muito que haja uma conversão de harmonia, que tenhamos pelo menos um ou dois nomes para assumirem essa frente, porque se a gente pulverizar (a votação) demais, vai continuar no cenário de não ter uma representatividade que desejamos. Torcemos para que haja um alinhamento, uma conversa entre os pré-candidatos que Varginha tenha representatividade a nível estadual e também a nível Federal.
Presidente, quais os principais projetos hoje em análise no Legislativo e qual sua expectativa quanto ao cronograma destas análises por parte do Legislativo?
Dr. Alexandre Prado: Temos projetos que já iniciaram análise no ano passado como, da Transparência para casa, de trazer com essa transparência a ética que é uma máxima da nossa gestão. Devemos apresentar em breve o nosso novo código de ética, que não existia e será uma inovação importante! O Código de Ética está sendo muito aguardado não só por nós vereadores, mas por toda a população. Acredito muito que a ética é uma mola propulsora para o bom desenvolvimento dos trabalhos, esse Código de Ética já está na Comissão de Justiça para parecer e redação final e logo após, será submetido ao plenário para votação final. Teremos também uma reformulação do Regimento Interno. Este Regimento está sendo alinhavado com os colegas vereadores que estão desenhando este Regimento Interno e tão logo esteja pronto será submetido ao plenário. Esses são os principais projetos que devemos submeter ainda esse mês, mesmo sabendo que ainda temos feriado próximo. Nos próximos dias teremos um retorno, principalmente com relação ao Código de Ética que é a nossa principal bandeira aqui na casa.
Presidente, tem sido comum a remessa, por parte do Executivo, de projetos importantes para o Legislativo, mas sem tempo hábil para a análise e fiscalização, como ocorreu por exemplo com o projeto de recursos para a realização do Banho da Doroteia. Como o senhor pretende acabar com tal prática e garantir prazo para criteriosa análise e fiscalização do Legislativo?



