top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Anvisa apreende café e suplementos irregulares após constatar riscos à saúde

  • gazetadevarginhasi
  • 25 de set.
  • 2 min de leitura
Anvisa apreende café e suplementos irregulares após constatar riscos à saúde
Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (23/9), a apreensão de todos os lotes do Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional, da marca Câmara, de empresa de origem desconhecida. A medida também suspende a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto.

A decisão segue portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro, que confirmou a origem desconhecida do café. A embalagem indica fabricação pelas empresas Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda., que não possuem regularidade sanitária.

Além disso, um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) identificou fragmentos semelhantes a vidro no lote 160229 do café, representando risco à saúde do consumidor.
Suplementos irregulares

A Anvisa também determinou, no mesmo dia, o recolhimento de todos os alimentos e suplementos da Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., após inspeção realizada entre 15 e 17/9, que constatou graves falhas nas boas práticas de fabricação, incluindo:
  • Ausência de responsável técnico legalmente habilitado.
  • Falhas no controle de qualidade e segurança da água potável.
  • Falta de registros das operações e fluxo de produção.
  • Inconsistências no Programa de Controle de Alergênicos (PCAL).
  • Ausência de rastreabilidade de produtos e matérias-primas.
  • Falhas nos critérios de seleção de matérias-primas.
  • Falta de controle de qualidade e estudos de estabilidade dos produtos acabados.

Além disso, todos os lotes do Whey Isomix Definition, da marca Proteus, fabricados pela Nutrimix A. Suplementos SLU, estão proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados, importados, divulgados ou usados. A medida foi tomada após a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., responsável real pelo produto, informar que interrompeu a fabricação desde o início de 2024 e não possui vínculo com a Nutrimix A. Suplementos SLU.

Riscos à saúde
A Anvisa alerta que produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade, segurança ou eficácia, podendo representar sérios riscos à saúde. Denúncias podem ser feitas à Agência por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento (0800 642 9782).
Fonte: Anvisa

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page