top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com ozônio por risco à saúde

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 hora
  • 1 min de leitura
Anvisa proíbe suplementos e energéticos com ozônio por risco à saúde
Divulgação
Anvisa proíbe suplementos e energéticos com ozônio por falta de segurança.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (5/11), a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados Ltda. (CNPJ 38.540.165/0001-29).

A decisão inclui também a apreensão dos produtos, que continham ozônio em sua composição — substância sem avaliação de segurança para uso em alimentos ou bebidas.

Risco à saúde e irregularidades
De acordo com a Anvisa, o ozônio só é autorizado no Brasil como agente de desinfecção no tratamento de água, não podendo ser adicionado a suplementos ou compostos líquidos prontos para consumo.

Além disso, a agência identificou propagandas irregulares que atribuíam propriedades terapêuticas e alegações de saúde não comprovadas, como a promessa de “suporte ao sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular”.

Essas alegações são proibidas, pois somente medicamentos podem ter finalidades terapêuticas comprovadas.

Regras para suplementos alimentares
A Anvisa reforça que os suplementos devem seguir as normas estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 843/2024 e pela Instrução Normativa (IN) nº 281/2024, que determinam quais ingredientes e alegações são permitidos.

O órgão mantém em seu portal uma lista de constituintes autorizados e os limites de uso definidos pela legislação.

A Anvisa orienta os consumidores a interromper o uso imediato de produtos que contenham ozônio e a notificar irregularidades por meio dos canais oficiais da Agência.
Fonte: Anvisa

Gazeta de Varginha

bottom of page