Após 27 anos do crime, foragido por homicídio qualificado é capturado em Minas
gazetadevarginhasi
28 de ago. de 2025
2 min de leitura
Divulgação MPMG
Foragido condenado por homicídio em 1998 é preso em operação conjunta dos MPs de Minas e São Paulo.
Um homem de 51 anos, condenado a 12 anos de prisão por homicídio qualificado cometido em 1998, foi preso nesta terça-feira (27) em Maravilhas, na Região Central de Minas Gerais, durante a operação “Ipso Facto”. A ação foi resultado de uma investigação integrada entre os Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e de São Paulo (MPSP).
De acordo com o MPMG, a operação contou com a atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), em cooperação com o Cyber Gaeco, do MPSP, e com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais.
As apurações digitais realizadas pelo Cyber Gaeco identificaram o paradeiro do foragido em território mineiro, o que possibilitou o pedido de apoio operacional ao Gaeciber para cumprimento do mandado de prisão.
O condenado estava foragido desde junho de 2024, quando a Justiça paulista expediu a ordem de prisão. Após a fuga, as buscas feitas em São Paulo não conseguiram localizá-lo.
Segundo o promotor de Justiça André Salles Dias Pinto, coordenador do Gaeciber, a operação reforça a importância da articulação entre órgãos de diferentes estados. “Esta operação demonstra a efetividade da integração entre o Gaeciber e o Cyber Gaeco e evidencia como as técnicas modernas de investigação digital podem ser aplicadas para dar cumprimento a decisões judiciais, mesmo em casos antigos”, afirmou.
O preso permanece à disposição da Justiça para início do cumprimento da pena. O nome da operação, “Ipso Facto”, faz referência à inevitabilidade da realização da Justiça, ainda que os condenados tentem se esconder em outras regiões do país.
Comentários