Após alerta estadual, HBP reforça orientações sobre toxina botulínica
gazetadevarginhasi
16 de jul.
1 min de leitura
Divulgação
Hospital Bom Pastor realiza capacitação sobre botulismo iatrogênico após alerta estadual.
Profissionais de enfermagem do Hospital Bom Pastor participaram, nesta segunda (14) e terça-feira (15), de uma ação de educação continuada voltada para o tema do botulismo iatrogênico. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Epidemiologia da instituição, em resposta a um alerta emitido pelo Governo de Minas Gerais.
Durante a capacitação, conduzida pela enfermeira Aline, foram repassadas informações e orientações técnicas a todos os enfermeiros da unidade sobre os riscos e formas de prevenção da doença, especialmente no contexto hospitalar.
A coordenadora de Enfermagem do HBP, Gilmara Paiva, destacou a importância da iniciativa: “A educação continuada no ambiente hospitalar é fundamental para garantir a qualidade e a segurança no cuidado ao paciente, pois permite que os profissionais da saúde se atualizem constantemente diante das inovações científicas, tecnológicas e das mudanças nos protocolos de atendimento. Além disso, promove o desenvolvimento de competências, estimula o trabalho em equipe e fortalece a humanização no cuidado. Investir em educação continuada é investir em excelência e em uma assistência mais eficaz e segura.”
Botulismo iatrogênico
O botulismo iatrogênico é uma forma rara da doença que pode surgir como evento adverso após aplicações terapêuticas ou estéticas da toxina botulínica. Os casos geralmente estão associados a uso de doses elevadas, técnicas inadequadas ou produtos falsificados. O termo “iatrogênico” se refere a enfermidades causadas por procedimentos médicos, como exames ou tratamentos.
Comentários