top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Após anulação do pleito de 2024, Guapé vai às urnas novamente neste domingo (6)

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de jul.
  • 2 min de leitura
Após anulação do pleito de 2024, Guapé vai às urnas novamente neste domingo (6)
Divulgação
Guapé realiza eleição suplementar neste domingo para escolha de prefeito e vice.

No próximo domingo, 6 de julho, o município de Guapé, no Sul de Minas, realiza eleição suplementar para definir o novo prefeito e vice-prefeito. O pleito ocorre após a anulação da eleição de 2024, motivada pelo indeferimento do registro de candidatura do vencedor do primeiro turno, Thiago Sávio Câmara (PSDB), considerado inelegível pela Justiça Eleitoral.

Cerca de 11.016 eleitoras e eleitores devem retornar às urnas, das 8h às 17h, para escolher entre três chapas registradas. Disputam o cargo:
  • Luiz Fernando Oliveira, o Luiz Fernando Enfermeiro (PP), e Clezio Sebastião da Silva, o Tião (PP);
  • Pedro Luís Simões, o Dr. Pedro (PL), e Antônio Divino da Cunha, o Nenzão do Santo Antônio (PSDB), pela coligação A Verdadeira Renovação (PL/Federação PSDB-Cidadania);
  • Rayza Bezerra Aguiar Câmara, a Rayza Câmara (Republicanos), e Celso Oliveira Freitas, o Celsinho Freitas (Republicanos).

As informações detalhadas sobre candidaturas, coligações e contas podem ser consultadas no sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estrutura da votação
Guapé conta com 36 seções eleitorais distribuídas em 12 locais de votação. Uma dessas seções, situada na Câmara Municipal, será de fácil acesso para pessoas com dificuldades de locomoção. Serão utilizadas 36 urnas eletrônicas, com outras 14 de reserva para eventuais substituições. Ao todo, 144 mesários foram convocados para atuar no processo eleitoral.

A apuração dos votos e a divulgação dos resultados ocorrerão pelo portal do TSE. Os eleitores que estiverem ausentes devem justificar o voto no próprio dia 6 pelo aplicativo e-Título ou, após a eleição, no prazo de até 60 dias (até 4 de setembro de 2025), em qualquer cartório eleitoral, pelo app ou pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral.

Contexto da nova eleição
A nova eleição foi convocada após o indeferimento da candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB), o mais votado no pleito de 2024. Ele teve seu registro negado com base no artigo 1º, inciso I, alínea "b", da Lei Complementar nº 64/1990, em razão da cassação de seu mandato de vereador em 2022.

Guapé é o primeiro município mineiro a realizar uma eleição suplementar após o pleito de 2024. Outro município com nova votação marcada é São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas, onde o novo pleito ocorrerá em 3 de agosto.
Fonte: TREMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page