Após criança baleada em casa, polícia deflagra operação com 170 agentes e prende 26
gazetadevarginhasi
há 6 horas
2 min de leitura
Divulgação
Operação Impacto desarticula facções e prende 26 suspeitos em Ipatinga após criança ser baleada em confronto.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Polícia Militar (PMMG), realizou na manhã de terça-feira (13/5) a Operação Impacto, em Ipatinga, no Vale do Aço. A ação integrada teve como principal objetivo o enfrentamento ao tráfico de drogas e à violência associada à disputa por territórios entre facções criminosas na região. Até o momento, a operação resultou na prisão preventiva de 26 suspeitos e na apreensão de entorpecentes, armas de fogo e veículos.
Foram cumpridos, ao todo, 35 mandados de busca e apreensão em diversos bairros da cidade. Segundo o delegado Marcelo Franco Marino, responsável pelas investigações, a operação mira grupos armados envolvidos diretamente em crimes contra a vida e na propagação do medo entre os moradores. “O objetivo é desarticular grupos criminosos que atuam de forma violenta, impondo medo à comunidade e promovendo conflitos armados em áreas residenciais”, afirmou.
As investigações foram desencadeadas após um episódio ocorrido em 4 de novembro do ano passado, quando uma criança de 5 anos foi baleada dentro da própria casa, no bairro Esperança, durante uma troca de tiros entre facções rivais. A vítima foi atingida por um disparo de pistola e permanece com o projétil alojado no corpo, quadro que resultou em lesão corporal grave.
A partir do caso, a polícia identificou a atuação de pelo menos três grupos criminosos em disputa pelo controle do tráfico na cidade. Conforme destacou a delegada regional de Ipatinga, Talita Martins, os mesmos grupos estão ligados a dez homicídios registrados nos últimos meses. “A ação visa desarticular essas organizações, restaurar a segurança local e impedir o avanço da violência promovida pelo tráfico de drogas na região do Vale do Aço”, explicou.
A Operação Impacto é fruto de uma força-tarefa entre a equipe de investigação de homicídios da PCMG em Ipatinga e o setor de inteligência da PMMG. A mobilização contou com cerca de 170 policiais civis e militares, mais de 50 viaturas e o suporte das coordenações Aerotática (CAT) e de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil de Minas Gerais.
Comments