top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Armazém do Café em Varginha ganha prêmio Internacional de arquitetura

  • Foto do escritor: becapiva
    becapiva
  • 6 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

ree
Foto: Reprodução itatiaia

Varginha mais uma vez é referência brasileira internacional. Sempre lembrada pelas visitas de ETs, lá existe o monumento da espaçonave e o memorial do Et que é muito visitado pelos curiosos.

Agora, Varginha carimba de vez o nome da cidade como uma das maiores produtoras de cafés especiais do mundo, inaugurando o Armazém do Café obra criada pelo arquiteto mineiro Gustavo Pena. Uma obra de arte que engrandece a arquitetura brasileira conferindo ainda mais credibilidade ao agronegócio.

Varginha participa ativamente na posição do Brasil de maior exportador de café do mundo. Em cada quatro xícaras de café nas mais diversas regiões do planeta, uma é brasileira. É sempre bom lembrar que a Organização Internacional do Café, com sede em Londres, é presidida pela mineira de Três Pontas Vanúsia Nogueira, a primeira MULHER do mundo a presidir essa entidade.

Voltando ao edifício premiado de Varginha, você poderá observá-lo de perto a qualquer momento que estiver passando pela Fernão Dias, fica ao lado. São 11 mil metros quadrados o equivalente a um campo e meio de futebol pelas medidas FIFA.

Gustavo Penna escolheu o grão de café para ser o protagonista na sua arquitetura, representando um vitral gigante. O edifício tem toda a funcionalidade moderna, capacidade para armazenar 170 mil sacas de café.

Para vencer esse concurso mundial de arquitetura da ArchDaily, o Armazém do Café superou criações arquitetônicas da Bélgica, China, Bahrein, um total de 75 finalistas.
Projeto Mineirão
ree
Foto: Gustavo Penna

Gustavo Penna também foi o arquiteto que projetou o Mineirão moderno para a Copa do Mundo de 2014. Dele, recebi essa caricatura em 2010, sempre bem guardada em meus arquivos de honra.


itatiaia

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page