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Atendimentos presenciais e escuta à população marcam participação da OGE-MG na Semana Nacional do Trânsito

  • gazetadevarginhasi
  • 29 de set.
  • 2 min de leitura

Reprodução
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O Dia Nacional do Trânsito (25/09) ganhou um reforço especial em Minas Gerais com a participação da Ouvidoria Móvel da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) em atividades educativas promovidas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG), em Belo Horizonte. A mobilização ocorreu na Praça da Liberdade, na quinta-feira, e reuniu motociclistas, entregadores de aplicativo e cidadãos interessados em receber orientações sobre segurança viária.
Durante o evento, além de panfletagens e distribuição de cartilhas educativas, foi assinada uma declaração de apoio a um protocolo de intenções entre o Governo de Minas e o iFood, reforçando a parceria público-privada em prol da prevenção de acidentes e da valorização da vida no trânsito.
A presença da OGE/MG no encontro também foi marcada pela escuta ativa da população. No local, cidadãos puderam registrar reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, de forma presencial, aproximando ainda mais o Estado dos mineiros. Para a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, o contato direto com a população é essencial.
“Desde 2023 somos parceiros da CET/MG nas ações de conscientização sobre o trânsito, seja no Maio Amarelo ou na Semana Nacional do Trânsito. Estar junto nessas ações é fundamental, porque nos permite compreender de perto as necessidades do cidadão e dar visibilidade a uma pauta que impacta a vida de todos: a segurança no trânsito. O que importa para o cidadão, importa para a Ouvidoria”, destacou.

Semana de mobilização
As ações da OGE/MG na Semana Nacional do Trânsito tiveram início na ultima segunda-feira (22/09), no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. O foco da atividade foi a conscientização sobre o uso do cinto de segurança em veículos de aplicativo, táxis e ônibus de viagem. No mesmo dia, no período da tarde, a Ouvidoria Móvel esteve no Centro de Convivência da Cidade Administrativa, em uma ação conjunta com a CET/MG.
O encerramento da programação aconteceu na Praça da Liberdade, com foco na prevenção e informação como estratégias para salvar vidas no trânsito. Ao longo de toda a semana, a Ouvidoria-Geral do Estado reforçou a importância da escuta cidadã como ferramenta essencial para fortalecer a participação popular e promover melhorias nos serviços públicos.
Em todas as atividades, a equipe da OGE/MG registrou manifestações, esclareceu dúvidas e divulgou os canais de atendimento disponíveis, ampliando o acesso dos mineiros aos serviços da instituição.

Sobre a OGE/MG
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é um órgão autônomo que atua no controle social e no aprimoramento dos serviços públicos estaduais. Diferente de outras unidades da federação e da União, em que as ouvidorias estão vinculadas a estruturas organizacionais subordinadas, a OGE/MG responde diretamente ao chefe do Poder Executivo, o que lhe confere maior autonomia. A instituição recebe e analisa denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios dos cidadãos sobre os serviços e servidores públicos estaduais. A partir das manifestações registradas, gera informações estratégicas que auxiliam os órgãos estaduais na formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas, beneficiando toda a população mineira.

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Gazeta de Varginha

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