BDMG abre inscrições para capacitação gratuita em agricultura regenerativa com foco em pecuária bovina e pastagens
gazetadevarginhasi
21 de ago. de 2025
2 min de leitura
Reprodução
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está com inscrições abertas até o dia 10/9 para uma capacitação gratuita em agricultura regenerativa, com foco em pecuária bovina, de leite e de corte, e em pastagens. O curso on-line faz parte do Programa LabAgroMinas, do BDMG, e é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados.
Produtores rurais e profissionais de assistência técnica de todo o estado terão a oportunidade de conhecer soluções que consideram a responsabilidade ambiental para melhorar a performance e ampliar a competitividade no mercado do agronegócio, cada vez mais exigente.
As inscrições podem ser realizadasneste link. As aulas começam em 16/9, com formato de Ensino à Distância (EAD), e vão até novembro, com entrega de certificado. Serão cinco módulos, com duração total de 66 horas.
As aulas vão abordar temas como o controle integrado da fertilidade do solo para cultura de pastagem, planejamento nutricional bovino e alternativas à silagem, recuperação de pastagens degradadas com manejo regenerativo, boas práticas na gestão do resíduo bovino, uso de bioinsumos em pastagens, instalações e animais, planejamento econômico, elaboração de projetos, entre outros.
Os participantes terão, ainda, dias de campo em que poderão visitar fazendas que já incorporaram as práticas apresentadas no treinamento para aprendizado prático. Também serão selecionados projetos que receberão mentoria.
O curso será mmentoria.
O curso será ministrado por profissionais do Grupo Associado da Agricultura Sustentável (GAAS), pesquisadores da Embrapa, além de experientes consultores do mercado. A última capacitação realizada pelo BDMG, no ano passado, focou na cafeicultura regenerativa e atraiu mais de mil inscritos de todas as regiões de Minas.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, explica que o banco tem sido protagonista no incentivo à agricultura regenerativa.
Comentários