top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Bolsonaro defende maioria no Congresso como chave para mudar o Brasil

  • gazetadevarginhasi
  • 30 de jun. de 2025
  • 1 min de leitura

Durante ato realizado neste domingo (29) na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro adotou um novo tom para a corrida eleitoral de 2026. Em cima de um trio elétrico, e vestindo uma jaqueta azul sobre a camisa amarela do Brasil, Bolsonaro afirmou que ter maioria no Congresso é mais estratégico do que retornar à Presidência.
“Se vocês me derem no ano que vem 50% da Câmara e 50% do Senado, eu mudo o destino do Brasil”, declarou. Segundo ele, com uma bancada majoritária no Legislativo, seria possível eleger os presidentes da Câmara e do Senado, controlar comissões, indicar nomes para agências reguladoras e influenciar cargos no Banco Central e no Executivo. “Seremos os responsáveis pelo destino do Brasil”, afirmou.
A fala sugere uma guinada estratégica na atuação política da direita. O cientista político Diego Tavares interpretou o discurso como uma sinalização de que Bolsonaro pode priorizar as eleições legislativas em detrimento da disputa presidencial. Para o analista, o ex-presidente parece reconhecer as dificuldades que o Executivo enfrenta sem apoio do Congresso, como ocorre na atual gestão.
Apesar das especulações, Bolsonaro não mencionou nomes para uma eventual sucessão. Estavam ausentes aliados como o deputado Nikolas Ferreira (PL), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Por outro lado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como presidenciável, compareceu ao ato, também vestindo azul.
A manifestação também teve tom de protesto, com apoiadores pedindo “justiça” para os condenados por envolvimento em atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page