BR-381 tem reajuste no pedágio e promete R$ 14,8 bilhões em investimentos
gazetadevarginhasi
há 33 minutos
2 min de leitura
Divulgação
Rodovia Fernão Dias tem reajuste no pedágio e nova concessão prevista com investimentos bilionários.
BR-381, principal ligação entre São Paulo e Belo Horizonte, terá nova tarifa de pedágio e mudanças na administração nos próximos anos.
A Rodovia Fernão Dias (BR-381), uma das principais ligações entre São Paulo e Belo Horizonte, terá novas tarifas de pedágio a partir desta sexta-feira (19). O reajuste vale para todas as oito praças administradas atualmente pela concessionária Arteris e atinge diretamente motoristas que trafegam por importantes cidades do Sul de Minas, como Cambuí, São Gonçalo do Sapucaí, Carmo da Cachoeira e Santo Antônio do Amparo.
A partir da 0h, a tarifa básica passa a ser de R$ 3,20, o que representa um aumento de 6,67% em relação ao valor anterior. Segundo a Arteris, o reajuste está ligado, principalmente, à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período, conforme critérios contratuais previstos na concessão da BR-381.
Conhecida pelo fluxo intenso de veículos, especialmente de caminhões, a Fernão Dias é considerada estratégica para a economia do Sudeste. A rodovia possui cerca de 560 quilômetros de extensão, corta o Sul de Minas e passa por cidades como Pouso Alegre, Extrema, Contagem e Betim, sendo fundamental para o transporte de cargas e passageiros. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios históricos, como trechos sinuosos, riscos de deslizamentos e congestionamentos frequentes.
A BR-381 segue o traçado histórico desbravado pelo bandeirante Fernão Dias no século XVII, tendo sua construção moderna iniciada na década de 1950. Desde 2008, a via está sob concessão da Arteris, que realizou investimentos em duplicação, segurança viária e manutenção, embora ainda existam demandas por melhorias, como mais áreas de descanso, iluminação e sistemas de drenagem.
Nos próximos anos, a rodovia terá uma nova administradora. A empresa Motiva venceu o leilão promovido pelo Ministério dos Transportes no último dia 11 de dezembro e deverá assumir a concessão da Fernão Dias até o ano de 2040. A proposta apresentada prevê a menor tarifa de pedágio entre as concorrentes e um investimento estimado em R$ 14,8 bilhões ao longo de dez anos.
Os recursos deverão ser aplicados em obras de modernização, duplicação e ampliação da rodovia, considerada uma das mais importantes do país. Antes disso, o governo federal chegou a avaliar a prorrogação do contrato com a Arteris, mas optou pela realização de uma nova concorrência pública. O modelo adotado foi de leilão simplificado, previamente repactuado, com o objetivo de reorganizar os contratos e atrair novos investimentos para a Fernão Dias.