Cachoeira do Tabuleiro terá reabertura após implementação de medidas de segurança
gazetadevarginhasi
há 31 minutos
2 min de leitura
Divulgação
MPMG firma TAC para reabrir Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Conceição do Mato Dentro, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município para implementar medidas de monitoramento e gestão permanente dos riscos geológicos, hidrológicos, estruturais, ambientais e de segurança da Cachoeira do Tabuleiro. O acordo, assinado na sexta-feira (19/12), busca prevenir acidentes, fomentar o turismo responsável e proteger os atributos naturais do local, que é a mais alta de Minas Gerais e terceira do Brasil.
A cachoeira está inserida no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente e na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), reconhecida pela Unesco. Desde o desprendimento de um fragmento rochoso em junho de 2021, o acesso ao poço principal está fechado, com restrição de 500 metros ao redor da área. Laudos técnicos realizados em 2022 e 2023 indicaram riscos que impediram a reabertura.
O TAC estabelece o desmonte do maciço rochoso remanescente, monitoramento geológico-estrutural, estudos prévios detalhados, levantamento hidrológico e o uso proibido de explosivos durante a intervenção. Após o desmonte, em até 12 meses, será instalada estação sísmica, estação meteorológica e monitoramento contínuo de pontos críticos, além de ampliação da sinalização, demarcação de rotas de fuga, controle de acesso e instalação de dispositivos de proteção individual e coletiva.
O município também deverá adequar o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Tabuleiro às medidas do TAC e só poderá reabrir o poço principal e demais áreas restritas após comprovar ao Ministério Público que todas as condições de segurança foram atendidas.