Casa Amarela recebe Deptur e Minas cria núcleo de proteção ao patrimônio cultural
gazetadevarginhasi
há 2 dias
3 min de leitura
Divulgação
Deptur ganha nova sede na Casa Amarela e reforça proteção ao patrimônio cultural e turístico em Minas.
A Casa Amarela, um dos imóveis mais tradicionais do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, ganhou uma nova função a partir desta terça-feira (19/8). O espaço, que já abrigou a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), passou a sediar a Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Durante a cerimônia de inauguração, foi também anunciado o despacho governamental nº 50/2025, que determina a criação do Núcleo Especializado de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, reforçando a preservação de bens culturais e turísticos no estado.
A revitalização do prédio localizado na Rua Santa Rita Durão, nº 1275, no bairro Funcionários, contou com parcerias da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/OAB). As instituições colaboraram com doações de materiais, serviços e equipamentos, em um investimento estimado em R$ 160 mil.
Estrutura da unidade
A nova sede da Deptur foi planejada para atender tanto turistas quanto a população local. O espaço conta com dois gabinetes de delegado, cartório, sala de investigadores, inspetoria, recepção e sistema de informática equipado com dez computadores e recursos digitais. Um dos diferenciais é o painel de monitoramento de ocorrências envolvendo estrangeiros, que auxilia na interlocução direta com consulados.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Em dias de grandes eventos, a unidade atua de forma ampliada em pontos estratégicos, como estádios, aeroportos, rodoviária e locais de grande fluxo turístico. Além disso, a delegacia conta com uma unidade móvel, adaptada para funcionar como posto itinerante em qualquer município mineiro.
Atuação especializada
Criada pela Resolução nº 8004/2018 e atualizada em 2024, a Deptur tem como missão investigar crimes relacionados a eventos de grande porte e garantir a segurança do turista. A unidade também orienta visitantes, acompanha procedimentos envolvendo estrangeiros, articula ações com consulados e auxilia na elaboração de planos de segurança em parceria com outras instituições.
“Instalar a Deptur no Circuito Liberdade representa um avanço estratégico para a segurança pública e para o turismo em Minas Gerais. É mais um passo importante para que Belo Horizonte se consolide cada vez mais como um destino seguro, acolhedor e preparado para receber turistas do Brasil e do mundo”, afirmou a chefe da PCMG, delegada Letícia Gamboge.
O delegado titular da Deptur, Guilherme da Costa Oliveira Santos, ressaltou que a presença da unidade especializada no coração turístico da capital é um diferencial. “A segurança proporcionada em grandes eventos passa a ser também um dos atrativos para o turismo. Ao inserirmos a unidade neste local, evidenciamos que estamos prontos para atender o visitante”, destacou.
Núcleo de Defesa do Patrimônio
Com o despacho governamental nº 50/2025, a PCMG ficará responsável por estruturar o Núcleo Especializado de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural dentro da Deptur. O núcleo atuará em questões de tombamento, classificação e preservação de bens culturais, fortalecendo a política de proteção do patrimônio mineiro.
Reforço operacional
A nova fase da Deptur inclui também a entrega de uma viatura modelo Fiat Strada com cela, adquirida com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública, no valor de R$ 152 mil. O veículo foi entregue em julho e amplia a capacidade de atuação da unidade em ocorrências ligadas a grandes eventos e à proteção de turistas.
Comments