top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Caso Backer: testemunhas de defesa começam a ser ouvidas nesta segunda

  • gazetadevarginhasi
  • 20 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

ree
Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça começa a ouvir, na tarde desta segunda-feira (20), testemunhas de defesa no processo do caso Backer. Ao todo, 60 pessoas devem ser ouvidas durante audiências de instrução e julgamento. O objetivo dessas audiências é coletar provas orais. Até o momento, quatro vítimas e 23 testemunhas de acusação já prestaram depoimento.
A contaminação de cervejas da marca por dietilenoglicol deixou dez pessoas mortas e várias outras com sequelas, como paralisia, surdez e dificiência renal.
Onze pessoas, inclusive sócios-proprietários da cervejaria Backer, se tornaram réus "por crimes cometidos em função da contaminação de cervejas fabricadas e vendidas pela empresa ao consumidor". Uma delas morreu em novembro de 2020.
Em abril do ano passado, a Cervejaria Três Lobos, responsável pela Backer, obteve autorização para voltar a produzir cervejas no parque industrial de Belo Horizonte.
Em nota, a empresa disse que "sempre teve e mantém total interesse na apuração de fatos associados a cervejas por ela produzidas anteriormente a 2020 e, por isso, segue contribuindo ativamente com as investigações" (veja a nota na íntegra abaixo).

Relembre
A contaminação nas cervejas da Backer veio à tona em janeiro de 2020, quando a Polícia Civil começou a investigar a internação de várias pessoas após o consumo da cerveja Belorizontina, da Backer, com sintomas de intoxicação.
O MP considerou que, ao adquirir deliberadamente o monoetilenoglicol, impróprio para o uso na indústria alimentícia, três sócios-proprietários da cervejaria assumiram o risco de produzir as bebidas alcoólicas adulteradas.
Também foi denunciada uma testemunha por apresentar declarações falsas no decorrer do inquérito policial.
O que diz a Backer
"Entre os dias 23 e 26 de maio ocorrerão audiências de instrução do processo conhecido como Caso Backer. Nas referidas audiências as testemunhas de acusação farão seus depoimentos. Dentre outros, serão ouvidos vítimas, fiscais e delegados.
Essa será a primeira etapa da coleta de provas. Nenhuma testemunha de defesa ou réus serão ouvidos neste momento. E não há possibilidade, nessa fase, de conclusão do processo.
A Cervejaria Três Lobos destaca que sempre teve e mantém total interesse na apuração de fatos associados a cervejas por ela produzidas anteriormente à 2020 e, por isso, segue contribuindo ativamente com as investigações e com o trabalho dos órgãos de controle e fiscalização."


Fonte: G1

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page