Minas consolida transformação dos serviços de trânsito em 2025, com 93% de digitalização e 150 mil transferências on-line
gazetadevarginhasi
há 3 minutos
2 min de leitura
Reprodução
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), avançou de forma expressiva na transformação digital dos serviços de trânsito ao longo de 2025. O índice de digitalização das etapas relacionadas à habilitação, veículos e infrações saltou de 45%, em 2023, para 93% neste ano, tornando procedimentos antes burocráticos mais rápidos, acessíveis e seguros para a população.
Com a modernização, o volume de serviços da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) realizados por canais digitais aumentou de 28% para 50%, reduzindo a necessidade de deslocamentos presenciais e ampliando a eficiência do atendimento. Entre os principais avanços estão a adoção do agendamento on-line, a integração com a plataforma gov.br e a migração de 45 etapas de serviços para o ambiente digital em 2025, com a previsão de conclusão de outras dez até o fim do ano.
Na área de veículos, a transferência digital de propriedade já está disponível em 100% dos municípios mineiros, inclusive para quem ainda possui o documento físico. O serviço já soma mais de 150 mil processos concluídos, garantindo maior rastreabilidade e redução de etapas presenciais. Além disso, a ampliação da oferta de serviços nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) contribuiu para facilitar o acesso da população.
Outro destaque são os leilões eletrônicos de veículos. Ao todo, cerca de 500 leilões foram realizados, com 49,8 mil veículos leiloados, o que elevou a arrecadação de R$ 154 milhões em 2024 para mais de R$ 179 milhões em 2025. Atualmente, mais de 5 mil pessoas jurídicas, entre Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), estampadoras de placas e pátios, estão credenciadas para prestar serviços ao sistema de trânsito.
Nos serviços de habilitação, foram realizados mais de 1,4 milhão de exames de aptidão física e mental em 2025. A ampliação da prova teórica eletrônica resultou em mais de 475 mil exames de legislação, enquanto os exames práticos somaram 779 mil. Hoje, mais de 3 mil empresas atuam no setor, incluindo Centros de Formação de Condutores (CFCs), motopistas e clínicas médicas e psicológicas.
Já na área de infrações, a automação e a triagem digital reduziram o tempo de tramitação dos processos de 30 para apenas dois dias. Mais de 35 mil defesas e recursos foram protocolados on-line neste ano, e o sistema Autua modernizou o processo de autuação em 650 municípios, eliminando o uso do papel.
Para 2025, ainda estão previstas novas digitalizações, como a baixa de impedimento administrativo de veículos, a solicitação de segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e alterações de dados e características veiculares. Além da modernização dos serviços, o Governo de Minas intensificou ações de educação para o trânsito. Ao longo do ano, foram realizadas 85 atividades educativas, que alcançaram mais de 30 mil pessoas, com reforço das campanhas digitais de conscientização e prevenção de acidentes.
Na terça-feira (23/12), foi publicada a lei que cria o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), com status de autarquia vinculada à Seplag-MG. A medida tem como objetivo garantir a continuidade das ações de modernização e ampliar, de forma permanente, a eficiência dos serviços de trânsito oferecidos no estado.