Cerca de 1.400 aves são resgatadas em Fiat Fiorino na BR-040; 30 estavam mortas
gazetadevarginhasi
4 de ago. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
PRF resgata 1.400 aves silvestres em situação de maus-tratos na BR-040, em Sete Lagoas.
Na manhã da última quinta-feira (31/07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou aproximadamente 1.400 aves silvestres que eram transportadas ilegalmente dentro de uma Fiat Fiorino, em condições precárias, na BR-040, altura do km 470, em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais.
O carro era conduzido por um homem de 30 anos, acompanhado de um passageiro de 49. Durante abordagem de rotina, os policiais notaram um som alto vindo da parte traseira do veículo. Ao serem questionados, os ocupantes admitiram que transportavam aves silvestres.
Ao abrir o compartimento de carga, a equipe se deparou com dezenas de gaiolas empilhadas, ventilação insuficiente, sem água ou comida para os animais. O som alto, emitido por caixas acústicas ligadas, parecia ter o objetivo de abafar o canto das aves. Cerca de 30 aves estavam mortas e o restante, visivelmente estressado e debilitado, foi colocado em local sombreado para alívio imediato.
Os suspeitos disseram ter adquirido os animais em Montes Claros/MG e que pretendiam revendê-los em feiras na cidade de Guarulhos/SP. Ambos foram enquadrados nos crimes de maus-tratos e comércio ilegal de fauna silvestre. Eles assinaram Termo de Compromisso para comparecer à Justiça.
A PRF acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que recolheu as aves e as encaminhou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Belo Horizonte. O veículo foi apreendido e levado ao pátio credenciado da Polícia Civil de Sete Lagoas.
Comentários