top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ciacci destaca avanços na saúde, educação e infraestrutura nos primeiros seis meses de governo

  • gazetadevarginhasi
  • 31 de jul.
  • 3 min de leitura
Ciacci destaca avanços na saúde, educação e infraestrutura nos primeiros seis meses de governo
Divulgação
Ciacci apresenta balanço dos seis primeiros meses de gestão à frente da Prefeitura de Varginha.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (30), no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos, o prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, acompanhado do vice-prefeito Antônio Silva e de secretários municipais, apresentou um balanço das principais ações dos primeiros seis meses de mandato. O encontro reuniu representantes da imprensa e detalhou avanços nas áreas de educação, saúde, esportes, infraestrutura, meio ambiente, habitação, segurança, cultura e inovação.

Na área da educação, a Prefeitura zerou a fila de espera por vagas em creches, inaugurou o CEIV, ampliou estruturas escolares como a Escola Lêda Pinto Lúcio e iniciou as obras do CEMEI Isabel Sigiane e da Escola Municipal Emiliano de Souza. Houve também a instalação de câmeras de segurança nas unidades escolares, contratação de novos profissionais e conquista do Selo Ouro do MEC, com nota máxima no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

No esporte e lazer, a Secretaria Municipal de Esportes (SEMEL) atendeu mais de 15 mil pessoas em projetos e eventos, revitalizou o Centro Esportivo Varginhense (antigo VTC), realizou o Amadorzão e prepara o Bairrão, Veteranos e Juvenil. A iluminação da Estação Cidadania foi trocada, reparos foram feitos em quadras e estádios, e uma usina fotovoltaica está em fase avançada.

Na área ambiental, parques urbanos foram revitalizados e projetos como Tele-Árvore e Pomares Urbanos fortalecem o plantio comunitário. A Prefeitura realizou a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, ampliou o Canil Municipal e atendeu mais de 650 ocorrências de adoção e maus-tratos de animais.

A saúde avançou com a criação do Vacimóvel, ampliação do horário das UBSs, reativação de convênio com o Hospital Bom Pastor e ações para zerar filas de aparelhos auditivos e cirurgias de catarata. Destaque ainda para a ampliação da UPA e novos leitos no Hospital Bom Pastor. Varginha conquistou o 2º lugar na saúde bucal na região Sudeste e realizou convênios voltados à assistência de crianças com deficiência.

Na área social, o município iniciou a construção de novas unidades do CRAS, casas populares e abrigo para pessoas em situação de rua. Oficinas culturais foram implantadas em todos os CRAS, o Centro POP foi reformado e o Codeva reativado.

Na infraestrutura, a Secretaria de Planejamento (SEPLA) atua em obras como o complexo do Melãozinho, melhorias em prédios públicos e cobertura do Terminal Rodoviário. Também está em andamento a climatização do Novo Mercado Municipal.

A Guarda Civil Municipal ampliou seu arsenal com 70 armas de fogo e 20 mil munições, além de equipamentos menos letais e reestruturação da sede. A GCM tem reforçado a segurança em eventos e próprios públicos.

A Procuradoria-Geral do Município acompanhou mais de 6 mil processos, confeccionou atos normativos e participou de 140 audiências judiciais. Projetos de incentivo fiscal, REFIS e expansão habitacional foram elaborados.

A Fundação Cultural apoiou eventos como Folias de Reis e Feira Literária, investiu R$ 200 mil no Theatro Capitólio e repassou R$ 1 milhão via Lei Aldir Blanc. Mais de 25 projetos culturais foram aprovados.

No setor tributário, a Secretaria de Fazenda aderiu à Nota Fiscal Eletrônica Nacional, implantou cadastro imobiliário integrado ao SINTER e anunciou o REFIS 2025, com início em 1º de agosto.

O turismo teve destaque com o pré-carnaval Banho da Doroteia, revitalização do Parque Zoobotânico, reformulação do site oficial de turismo, eventos como o show de César Menotti & Fabiano e reestruturação do COMTUR.

A Secretaria de Agricultura asfaltou mais de 15 km de estradas rurais e manteve a conservação das vias do campo.

A Secretaria de Administração prepara concurso público com 849 vagas, organiza um leilão municipal e planeja a construção da Cidade Administrativa por meio de PPP.

Na área de serviços funerários, o novo Velório Municipal iniciou suas atividades, houve recomposição de materiais e reorganização de pessoal no setor.
A Secretaria de Tecnologia da Informação recebeu o Prêmio Inovacidade 2025, ampliou ramais telefônicos, pontos de Wi-Fi e a extensão da fibra óptica. Também compartilhou câmeras com forças de segurança e investiu na modernização dos sistemas da saúde.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiou a implantação do primeiro Data Center do Sul de Minas, promoveu o Balcão de Empregos Itinerante, integrou o Sistema Regional de Inovação e celebrou Varginha como a cidade que mais exportou em Minas em abril.

Ao final da coletiva, o prefeito Leonardo Ciacci agradeceu à população e à imprensa local. “Nosso compromisso é com uma gestão eficiente, participativa e transparente, que respeita o cidadão e investe no futuro da cidade. Seguiremos firmes, com muito trabalho, diálogo e dedicação para transformar Varginha em um lugar de oportunidades e qualidade de vida para todos”, afirmou.
Fonte: PMV

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page