Colombianos são investigados por esquema de agiotagem e extorsão em Sabará
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
fonte: o tempo
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta sexta-feira (9), a operação Achaque em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para investigar um esquema de agiotagem e extorsão envolvendo cinco homens. O grupo é formado por quatro colombianos e um brasileiro, com idades entre 24 e 32 anos.
De acordo com a PCMG, os suspeitos ofereciam empréstimos de forma irregular, com cobrança de juros abusivos. Quando as vítimas não conseguiam pagar as parcelas, passavam a sofrer ameaças de agressão e até de morte, caracterizando o crime de extorsão.
Durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram R$ 23 mil em dinheiro, um aparelho celular e diversos documentos. Todo o material estava na residência do único brasileiro do grupo, um homem de 24 anos, morador de Sabará. Segundo a polícia, o valor apreendido apresenta indícios de origem ilícita, podendo estar ligado à ocultação e dissimulação de produtos de crime, o que levanta suspeita de lavagem de dinheiro.
O celular e os documentos apreendidos serão encaminhados à perícia e devem ajudar no aprofundamento das investigações, que tiveram início em março de 2025.
A Polícia Civil informou que as apurações continuam para identificar outras possíveis vítimas e verificar a participação de mais pessoas no esquema. O montante total de dinheiro movimentado e os percentuais de juros cobrados ainda não foram determinados. Em relação aos suspeitos estrangeiros, a PCMG está em contato com a Polícia Federal para verificar a situação migratória deles.