Glossário da sustentabilidade – Parte II
Prosseguimos aqui com nossa lista de termos referentes à sustentabilidade e regeneração (se você não viu a primeira parte, procure na edição do dia 11 de outubro de 2024).
GEE ou GHG – Siglas que indicam, respectivamente, Gases de Efeito Estufa (em português) ou Greenhouse Gases (em inglês), as substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape dessa radiação – o calor – para o espaço.
Hábitos sustentáveis – Mudanças no estilo de vida que visam incluir pequenas ações de cuidado com o meio ambiente e a comunidade em nossa rotina, em nossa alimentação, em nosso modo de consumir. Como exemplos, podemos citar a alimentação mais natural, que privilegia a compra de pequenos agricultores locais, evita industrializados, reduz o consumo de carne e encaminha os resíduos orgânicos para a compostagem. Ou uma maior consciência na compra de bens de consumo, sempre se perguntando se essa aquisição é realmente necessária, como é produzida (se há respeito à natureza e aos trabalhadores), se a embalagem e o próprio produto são de fácil reciclagem...
Pegada ecológica – é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Na prática, mede a rapidez com que consumimos recursos e geramos resíduos em comparação com a velocidade com que a natureza pode absorver nossos resíduos e gerar recursos. Se quiser saber como está sua pegada ecológica, acesse o site https://www.wwf.org.br/nosso_trabalho/pegada_ecologica/ para calcular gratuitamente.
Conforme avançamos nos estudos e nas ações de cuidado com o planeta, outros termos poderão surgir. Conhecer cada um deles é importante para a total compreensão de todo o processo de regeneração planetária. E conhecendo, podemos agir com mais eficácia e consciência. A linguagem é coadjuvante na luta por uma mudança robusta nos rumos da humanidade.
A Terra nos abriga e cuida de nós. O mínimo que podemos fazer é retribuir.
Este texto e o anterior foram baseados numa postagem do perfil @cicloorgânico no Instagram.
Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Comments