06 de outubro de 2024– REFLETIR PARA DECIDIR
Este ano haverá eleição e será o momento de decidirmos quem irá nos representar no cenário político da nossa cidade, pois elegeremos candidatos para Prefeito Municipal e para Câmara dos Vereadores.
É essencial analisarmos quais são as reais intenções de cada candidato, histórico e parceria políticos, projetos que não sejam utópicos e propostas que possam direcionar nossa cidade para um caminho mais justo e sustentável.
A sensação de que a vida está difícil em nosso país não é mera impressão subjetiva. Estamos presenciando dias difíceis realmente, refletidos na angústia da população brasileira diante dos graves problemas da fome, do desemprego, de segurança - violência e assassinatos, especialmente contra mulheres e negros -, da falta de moradia, dos péssimos serviços de saúde pública, do transporte urbano precário, da má qualidade do sistema de educação, da falta de saneamento básico, da degradação do meio ambiente, dentre outros. Não vamos deixar este cenário acontecer também na nossa cidade!
Apesar de por vezes predominar a descrença com a moralidade da política brasileira e/ou com os políticos, deixar de votar não é protesto nem solução. Urge uma mudança de atitude dos cidadãos em relação ao direito e responsabilidade no exercício do voto. O voto não termina na tecla FIM, ao contrário, é preciso acompanhar a trajetória do candidato eleito, observar sua atuação como representante político.
Se não tivemos este cuidado nas eleições anteriores, que busquemos informações sobre os nossos candidatos de agora, de modo a conhecer seu histórico cidadão e político, suas propostas atuais e causas que apoia.
A sociedade deve entender que a política somos todos nós e que o político de hoje nada mais é do que cidadão que cresceu no mesmo contexto moral e ético de todos aqueles que tanto repudiam os escândalos noticiados no cenário político. O sentido da sociedade é formar cidadãos que possam representar todos com dignidade, ética e comprometimento social.
Fato é que os problemas de nossa cidade não serão resolvidos num passe de mágica. Será preciso um programa de desenvolvimento abrangente, envolvendo as áreas de educação, saúde, economia e segurança, dentre outras, que se estenda ao longo dos anos, e que não seja interrompido a cada quatro anos. Para que isso seja possível somente com representantes políticos comprometidos com o futuro da nossa cidade.
Pare, pesquise, pense e vote no candidato que tenha projetos viáveis para que nossa cidade possa se desenvolver equilibradamente, inserida no tripé: meio ambiente, justiça social e econômica. A escolha consciente gera um voto transformador!
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal IBAPE-MG
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG
Contato: evolucao@uai.com
Comentarios